Projeto Meninas Digitais promove competição de programação de jogos em Blumenau

Arte: reprodução

O projeto Meninas Digitais do Vale do Itajaí vai promover uma Game Jam, competição de programação de jogos, entre os dias 04 e 06 de outubro, no campus 1 da FURB. O objetivo é que cinco equipes com até quatro participantes desenvolvam um jogo utilizando a plataforma online Scratch, tendo como temática o ecoturismo.

No primeiro dia as meninas participarão de uma oficina para conhecer melhor a plataforma de jogos que vão utilizar no decorrer da maratona, além disto o projeto vai receber um profissional da área do ecoturismo para explicar e tirar dúvidas sobre o tema. Os outros dois dias serão destinados ao planejamento, desenvolvimento e execução do jogo, sendo que no domingo uma banca de jurados vai avaliar cada um dos games e escolher as vencedoras.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Luciana Pereira de Araújo “o objetivo é que as meninas que não saibam programação possam aprender a desenvolver jogos simples”.

Podem se inscrever na Game Jam do Meninas Digitais estudantes a partir do sétimo ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. As inscrições podem ser feitas acessando aqui.

Meninas que já participaram de outras oficinas do projeto também podem se inscrever. Será cobrada uma taxa de R$10 por inscrição. As participantes receberão alimentação e brindes durante a competição.

As Game Jams estão cada vez mais populares no Brasil e no mundo entre os desenvolvedores de sistemas e empresas de tecnologia, mas segundo Luciana de Araújo “trouxemos a Game Jam com o foco nas meninas para mostrar que elas também podem fazer jogos e podem participar desse meio”, afirma.

Horários e salas das oficinas:

04/10 (sexta-feia) das 19h às 21h na sala S109

05/10 (sábado) das 13h30 às 17h no LIFE, sala G206

06/10 (domingo) das 14h às 17h30 no LIFE, sala G206

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail meninasdigitais@furb.br ou pelo Instagram @meninasdigitaisvale.

Fonte: Furb

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta