Projeto Gaspar Capital Nacional da Moda Infantil será votado nesta semana

Foto: Thiago Phillips

Gaspar está cada vez mais perto do título oficial de “Capital Nacional da Moda Infantil”. Nesta quarta-feira, dia 15, a partir das 9h, será apresentado no plenário da Câmara dos Deputados o relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Projeto de Lei Nº 4.319/2019, que determina a honraria ao município. Se aprovada, a PL que está em caráter terminativo, será enviada diretamente à Câmara dos Deputados, para encaminhar a sanção e promulgação.

Gaspar já é oficialmente a Capital Catarinense da Moda Infantil, o título nacional garantirá o reconhecimento oficial à cidade, que poderá receber diversos eventos do setor e organizar feiras têxteis voltadas ao segmento, por exemplo.

A indústria têxtil no município emprega cerca de oito mil colaboradores de forma direta e é responsável por quase 30% do seu PIB. Ao todo, são aproximadamente 870 empresas de confecção, 480 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Cerca de 60% dessas empresas são voltadas para o setor infantil, o que reforça a justificativa para que Gaspar receba oficialmente este título.

Por ano, o município envia diariamente milhares de peças para todo território nacional e é reconhecido por ter um produto diferenciado e de qualidade. “Uma vez assumindo esse título formal, ele transformará a visão do município pelo país, ajudando no crescimento do setor”, comenta Pablo Fachini, secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, a divulgação do potencial têxtil de Gaspar é essencial para um melhor desenvolvimento da cidade e ajudará a identificar o município em cenário nacional. “A conquista do título irá marcar e dar destaque nacional a Gaspar, gerando ainda mais visibilidade para este fundamento setor da nossa economia, além de criar oportunidades de emprego e renda para a população gasparense”, ressalta. De acordo com o prefeito, o objetivo é, além do reconhecimento pela produção, que esse título pode gerar ainda mais incentivo para a implantação de Centro Comercial na cidade.

Brasília

Para acompanhar este momento histórico, o prefeito Kleber Wan-Dall e o vice-prefeito Marcelo Brick estarão em Brasília. Uma comitiva com lideranças regionais e representantes do setor empresarial e industrial acompanha a visita.

Além de acompanhar a votação da CCJ, a comitiva estará em Brasília para angariar recursos para a saúde, educação e a liberação do projeto de Natal na Lei Rouanet.

Fonte: PMG

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta