Programação celebra o bicentenário de nascimento do Dr. Blumenau

As comemorações no dia do aniversário de Blumenau, 2 de setembro, começaram às 8h com uma solenidade em homenagem a cidade e ao fundador do município no Mausoléu Dr. Blumenau, situado no início da Rua 15 de Novembro, no Centro. A ocasião, que celebrou os 169 anos de Blumenau e o bicentenário de nascimento do Doutor Hermann Bruno Otto Blumenau, contou com a colocação no local de corbélias de flores, entregas de livro, de certificado, de selo e carimbo comemorativos, além da assinatura de um convênio.

Durante a cerimônia, foi entregue um livro que traduz o jornal Mitteilungen Comunicados das Sociedades Escolares de Santa Catarina, publicado de 1906 a 1917. Esse material foi traduzido pelo curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau (Furb) a pedido do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. Denominado Documentos de Identidade: Traduzindo a História, o livro busca divulgar e preservar o patrimônio histórico em língua alemã produzidos em Blumenau. Esse jornal era em alemão gótico e publicava orientações pedagógicas. O livro traduzido será disponibilizado para consulta no acervo do Arquivo Histórico de Blumenau, assim como uma versão digital.

Outra homenagem prestada foi a entrega de um certificado de participação a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos e a Sociedade de Escritores de Blumenau que desenvolveram um trabalho coletivo a partir das fotografias de Hermann Blumenau. Na ocasião, teve também a entrega de um selo comemorativo que leva a imagem da logomarca dos 200 anos, instituída pela Prefeitura de Blumenau, bem como de um carimbo. Esse carimbo foi providenciado pela Administração Municipal e durante 30 dias todas as correspondências emitidas em Blumenau levarão o carimbo festivo do bicententário de Hermann Blumenau. Depois esse carimbo entrará para o Acervo Histórico do Museu dos Correios. Uma réplica ficará de posse do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva e já estará em exposição a partir do próximo dia 4, no Museu da Família Colonial.

Por fim, a Prefeitura de Blumenau assinou um convênio com o Instituto Arapyaú, instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada a apoiar prefeituras a desenvolver projetos para a promoção da sustentabilidade. O início dos trabalhos será esta semana. O evento contou com a presença o prefeito Mário Hildebrandt, secretários municipais vereadores e demais autoridades municipais e estaduais.

Tempo colabora e desfile é realizado

A chuva deu uma trégua e o tradicional desfile em comemoração ao aniversário de Blumenau ocorreu normalmente pela Rua 15 de Novembro, no Centro. A comunidade prestigiou o evento alusivo os 169 anos do município e os 200 anos de nascimento do fundador Dr. Hermann Otto Blumenau. O público pode acompanhar a passagem de cerca de 150 atrações.

O desfile desse ano foi diferenciado, pois contou um pouco da história do Dr. Blumenau. Os pais do fundador, sua casa, seus amigos intelectuais e filhos foram representados. Cidades, que no passado foram desmembradas de Blumenau, também participaram do evento. Elas trouxeram atrações que de seus municípios. Outra novidade foi a representação de Rose e Edith Gaertner, bem como de pessoas vestidas de gato.

Além disso, as pessoas também puderam conferir as apresentações da Banda Municipal de Blumenau, bandas e fanfarras escolares, danças, carros alegóricos, desfile de jipes, carros antigos, entre outras. Muitas instituições e entidades também tiveram a oportunidade de demonstrar o trabalho desenvolvido por elas na cidade.

“A solenidade do Mausoléu e o desfile são tradicionais no aniversário de Blumenau e tornam a data marcante. Nesse ano foram ainda mais especiais, pelos 200 anos de nascimento do Dr. Blumenau. Que sigamos celebrando, comemorando nossa história e trabalhando pela Blumenau que queremos para nosso futuro” afirma o prefeito, Mário Hildebrandt.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta