Programa Tarifa Social contabiliza aumento de 40% de inserções no benefício

Foto: reprodução

A equipe do Setor de Projetos Sociais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Samae Blumenau realizou 161 atendimentos para o Programa Tarifa Social neste primeiro trimestre do ano. Destes, 111 foram de solicitações de inserção no programa e 50 foram para renovação, resultando em um aumento de aproximadamente 40% em novas inscrições, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O Programa Tarifa Social tem o intuito de incluir as famílias em situação de vulnerabilidade social em uma categoria de cobrança diferenciada. O objetivo é promover a inclusão social. O último balanço realizado pela equipe de Assistência Social da autarquia foi apresentado para a diretoria do Samae com os dados dos atendimentos e perfil das famílias beneficiadas em 2022. Quase mil pessoas foram beneficiadas.
Os critérios para acessar o benefício são a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), renda familiar de até 1/3 (um terço) do salário-mínimo vigente per capita e as situações em que o grupo familiar apresentar vulnerabilidade decorrente de fatores externos à condição econômica, com avaliação emitida pela assistente social da autarquia. É concedido em uma matrícula/CDC por família pelo prazo de 12 (doze) meses, podendo ser renovado quando solicitado e atendendo os quesitos necessários.
A equipe do Samae também conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio das equipes do CRAS, no encaminhamento das famílias e na divulgação do programa. O setor de Projetos Sociais está localizado na unidade comercial do Centro, Avenida Presidente Castelo Branco, 1243. O telefone para contato é (47) 99997-6731.

 As famílias interessadas em participar do Programa Tarifa Social podem entrar em contato com o Samae Blumenau e agendar um atendimento para verificação dos critérios de elegibilidade e realizar a inscrição. O programa é uma importante iniciativa em busca da promoção da justiça social e da garantia do acesso aos serviços básicos de água e esgoto para todos os cidadãos.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*