Professora Susi Saito lança livro sobre o cicloturismo no Vale Europeu

Foto: divulgação

A professora paranaense Susi Saito lança neste mês de janeiro, em Santa Catarina, o livro Alma Cicloviajante – Uma Aventura pelo Vale Europeu. A obra descreve a viagem de bicicleta feita pela autora em 2015 pelos nove municípios do Vale do Itajaí que compõem o primeiro circuito brasileiro de cicloturismo.

Na próxima segunda-feira, 20, Susi vai autografar exemplares na 37ª Festa Pomerana, em Pomerode. O evento tem o apoio da Associação Visite Pomerode (Avip) e da Associação Empresarial de Pomerode (Acip). Na mesma semana ela também estará em Timbó e Blumenau (veja abaixo).

Susi vive em Londrina, onde atua como professora de escolas públicas há mais de três décadas. Formada em Educação Física, sofreu um acidente que a impediu de andar por sete meses. No livro, conta como passou da imobilidade forçada a uma relação íntima com o esporte. Correu maratonas, corridas de aventura com duração de 24 horas e chegou ao cicloturismo. Apaixonou-se pela combinação entre esportes e aventura.

No Vale Europeu, a viajante de 53 anos, mãe de dois filhos, pedalou sozinha por uma semana e registrou em um diário impressões e sentimentos. Foram dias de aventura e também introspecção:

“Em sete dias de viagem minha vida se transformou”, relembra.

Uma das surpresas que encontrou pelo caminho foi a Festa Pomerana. A cidade acabou ganhando um capítulo especial no livro.

“Quando eu cheguei à cidade de Pomerode fui surpreendida por uma festa linda, que já começa pelo desfile, onde as pessoas estavam se organizando para seguir até o pavilhão. Fiquei deslumbrada”, recorda.

Depois do Vale Europeu, Susi não parou mais de viajar. Percorreu todos os roteiros de cicloturismo catarinenses, além de cidades do Nordeste brasileiro, Itália, Portugal, Espanha e França.
O livro pode ser adquirido (e autografado) nos eventos de lançamento.

Lançamento do livro Alma Cicloviajante – Uma Aventura pelo Vale Europeu

Dia 20, às 19h: Pomerode – Estande da Avip/Acip na 37ª Festa Pomerana.

Dia 21, 19h30: Timbó – Timbó Park Hotel

Dia 22, 18h30: Blumenau – Galpão da Arquitetura Furb

Dia 25: Gaspar – Local e horário a confirmar

Dia 27, 19h: Jaraguá do Sul – Biblioteca Pública Municipal

Dia 28, 19h: Corupá – Eco Vila Ecológica

Dia 29, 19h: Joinville – Livraria O Sebo

Dia 31, 19h30: Mafra – Auditório da Amplanorte

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta