Prefeitura de Timbó inicia implantação da ISO 9001

Foto: divulgação

A gestão pública cada vez mais se apropria dos ensinamentos de Governança Corporativa para evoluir processos e trazer transparência e dinamismo para as suas ações. Foi com esse objetivo que a Prefeitura Municipal de Timbó optou por trabalhar com o Sistema de Gestão da Qualidade no biênio 2019-2020 do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae-SC. Nesta frente, um dos objetivos é implantar as normas documentadas pela ISO 9001.

A secretária municipal de Fazenda e Administração de Timbó, Maria Angélica Faggiani (Pileka), destaca que o município já recebeu vários reconhecimentos nacionais por conta de programas de transparência e gestão. “A evolução neste sentido é constante. Entendemos que trazer metodologias atualizadas e dinâmicas faz parte de entregarmos o melhor para os moradores”, comenta.

Responsável pelo treinamento do time de Timbó que deu início à implantação, o consultor Emerson Maas explica que “um sistema de gestão da qualidade é um documento que assegura a consistência e aperfeiçoamento das práticas de trabalho. Neste contexto, a ISO 9001 é uma norma utilizada internacionalmente para organizações de qualquer natureza que queiram demonstrar sua capacidade de atender às necessidade dos seus clientes. No caso do município, os seus moradores”, aponta.

Entre os benefícios desta implantação estão maior conformidade e satisfação dos moradores, menores custos em processos de avaliação e controle, melhoria no uso dos recursos existentes e na credibilidade da gestão. “Através da ISO 9001, a qualidade é constantemente mensurada e os defeitos são rapidamente identificados e corrigidos, reduzindo inclusive os custos das operações”, comenta Maas. A integração entre os vários setores da Prefeitura também é outro ponto que está sendo trabalhado.

Fonte: Melz Assessoria 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta