Prefeitura de Gaspar leva idosos para conhecerem empresa locais

Foto: divulgação PMG

Inserir o idoso na comunidade e apresentar o processo evolução tecnólogica na linha de produção. Esse é o objetivo do ‘Acompanhando a Evolução’, projeto da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social e Centro de Convivência do Idoso.

A intenção do projeto é fazer com que os idosos possam conhecer as empresas de Gaspar e também entender como funciona a tecnologia usada nesses lugares. Muitos idosos já trabalharam em empresas do município, porém não tiveram a oportunidade de acompanhar toda a evolução tecnológica no processo de produção. Também há aqueles que sempre trabalharam no meio rural e nunca tiveram esse contato direto com a indústria. Andrea Lidia Scharamm assessora dos assuntos da melhor idade conta que a ideia  foi muito bem recebida. “A proposta foi até mais bem recebida do que imaginamos, todos os grupos acolheram muito bem a ideia, assim como as empresas parceiras”, contou.

A primeira visita aconteceu na empresa Kiko & Kika confecções, no Bairro Santa Terezinha, os idosos puderam acompanhar todo o processo de produção, desde a chegada da matéria prima até a finalização do produto. “O grupo ficou encantado com todas as mudanças que ocorrem na produção desde a época em que trabalhavam. Hoje o trabalho é muito mais tecnológico e com maquinário de ponta”, comentou Andrea.

Além da Kiko & Kika, serão também visitadas as empresas Isapatex têxtil e Ceramfix Argamassas e Rejuntes “É muito importante a participação das empresas nesse projeto, porque elas abrem espaço para que as pessoas conheçam todo o processo de produção, que muitos não tem noção de como é feito”, ressalta o secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia. Cada grupo de idosos dos bairros do município visitará uma empresa da sua respectiva comunidade. Para empresas que tiverem o interesse de aderir o projeto Acompanhado a Evolução e receber os idosos basta entrar em contato com o Centro de Convivência do Idoso, pelo telefone (47) 3332-7467.

O vice-prefeito, Luis Carlos Spengler Filho, acompanhou a primeira visita e reforçou a importância do compromisso com a terceira idade. “Cuidar dos idosos é garantir a qualidade de vida e uma parcela muito importante da nossa população. É um gesto de carinho e retribuição pelo o que essas pessoas já contribuíram para a nossa comunidade. Este é mais um projeto que com certeza vai ser muito bem aproveitado pela comunidade”, declarou.

O objetivo do Centro de Convivência do idoso é gerar mais qualidade de vida para o idoso de Gaspar e fazer com que se sintam acolhidos na sociedade, através de oficinas, jogos, eventos e passeios. A estrutura recebe cerca de 250 idosos semanalmente e oferece oficinas todos os dias, entre as atividades estão aulas de dança, ginástica, pintura, coral, patchwork, aulas de alfabetização e jogos de mesa. Para participar basta ter mais de 60 anos e fazer a inscrição diretamente no centro.

Fonte: Comunicação PMG

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta