Prefeitura chamará cerca de 3.600 crianças para Educação Infantil, abrindo 500 novas vagas

Foto: Secom PMB

Os dados são significativos, confirmados pela secretária de Educação, Patrícia Lueders.

As novas vagas são fruto de uma reacomodação interna e otimização de espaços, do Município e do Estado. Eu não sabia, mas a Prefeitura usa espaços das escolas estaduais para abrigar as turmas de Pré 2 e 3. Para 2018, serão disponibilizadas 325 novas vagas, em nove salas da rede estadual.

Os pais começarão a ser chamados a partir desta quinta-feira, 23.

Segundo Patricia, está sendo feito um grande remanejamento de espaços. “A falta de vagas está concentrada para as creches, sobram para crianças do Pré”, diz ela, que espera uma redução de 60% da fila de espera nesta virada do ano.

5,719 crianças estão cadastradas no sistema Fila Única. Dessas, 3872 tem idade entre zero e um ano. Se incluir a idade de dois anos, vai para 5.345 crianças.

O que a secretaria de Educação está tentando fazer é reunir essas crianças com idade maior na mesma sala, usando inclusive a estrutura de algumas salas de escolas municipais de ensino fundamental.

A falta de vagas em creche é um gargalo em Blumenau e em várias cidades de Santa Catarina e do Brasil. É preciso focar na solução do problema. 500 novas vagas ainda é pouco, mas é um alento. Aponta um caminho.

PS: Lembrando que existem seis novas creches sendo construídas na cidade. Como este é um assunto sensível, polêmico e com poucas perspectivas, é importante o registro.

1 Comentário

  1. Excelente , porém a secretaria de educação precisa verificar as creches que foram instaladas em áeas residenciais , onde o plano diretor da cidade não permite tal prática . No garcia existe uma creche que conforme a FAEMA o alvara esta indevido .Rua August Muller 150 .

Deixe uma resposta