Prazo para destinar parte do Imposto de Renda a projetos sociais de Blumenau está terminando

Imagem: divulgação

O prazo para declarar o Imposto de Renda está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de destinar parte desse recurso direto para projetos sociais de Blumenau. Até o dia 30 de maio, os contribuintes podem designar uma parcela do imposto devido aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) e do Idoso (FMI), fortalecendo iniciativas que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade no município.

A destinação não gera custo extra ao contribuinte. Ou seja, na prática, o cidadão apenas escolhe que uma parte do imposto que já seria pago à União permaneça em Blumenau, financiando projetos sociais desenvolvidos por entidades da cidade.

Em 2025, as destinações realizadas por contribuintes somaram R$ 4,3 milhões para os fundos municipais, recursos que ajudam a manter ações voltadas ao acolhimento, proteção, desenvolvimento social e garantia de direitos de crianças, adolescentes e idosos. Apesar disso, o potencial de arrecadação ainda é muito maior: estimativas apontam que Blumenau poderia captar cerca de R$ 26 milhões por ano apenas com as declarações de pessoas físicas.

O secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, reforça que a iniciativa permite que o contribuinte participe diretamente da transformação social da cidade. “É uma atitude simples, que não representa nenhum gasto adicional, mas que faz muita diferença na vida de quem mais precisa. Quando o cidadão escolhe destinar parte do imposto para os fundos municipais, ele ajuda a fortalecer projetos sociais importantes e garante que esse recurso permaneça em nossa cidade e beneficie diretamente a nossa comunidade”, destaca.

A destinação pode ser feita diretamente no programa da Receita Federal, durante o preenchimento da declaração, na opção “Doações Diretamente na Declaração”. O sistema calcula automaticamente o valor disponível para destinação, sendo possível direcionar até 3% para cada fundo, somando até 6% do imposto devido. Também é possível realizar a doação ao longo do ano por meio de depósito nas contas dos fundos. Nesse caso, a dedução pode chegar a 6% do imposto devido para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas.

Contas para destinação

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA)

CNPJ: 03.095.705/0001-28

Banco do Brasil

Agência 095-7 / Conta: 792.053-9

Caixa Econômica Federal

Agência 0411 / Conta: 575.217.422-4

Fundo Municipal do Idoso (FMI)

CNPJ: 19.360.110/0001-92

Banco do Brasil

Agência 095-7 / Conta: 26.716-3

Caixa Econômica Federal

Agência 0411/ Conta: 575.217.423-2

Na página do FIA e do FMI você confere as informações completas sobre como fazer a doação e sobre os projetos em andamento.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*