Prefeitura de Blumenau anunciará medidas para manutenção e conservação

Foto: Câmara Blumenau

A iniciativa é do secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Marcelo Schrubbe, de quem se espera muito, dentro e fora da administração Napoleão Bernardes.

É um conjunto de ações já pensados desde a posse da equipe do segundo mandato, em fevereiro, mas teve que ser protelado uns dias por conta do pacote de mobilidade urbana apresentado na última sexta-feira, 31.

A coletiva de imprensa será na próxima terça-feira, dia 11.

Tive acesso a algumas iniciativas, por cima, mas sem confirmação oficial.

A Prefeitura vai cobrar do contribuinte que não cuidar da parte pública que lhe cabe. A roçada e limpeza de mato será feita pelo Município na frente da casa do cidadão, mas ele receberá a fatura no IPTU do ano seguinte.

Por lei, o proprietário é o responsável por manter a área que lhe cabe, mas é, em grande parte dos casos, o Poder Público que faz isso,  através da equipe da secretaria e da URB

Outra proposta será desburocratizar a lei para permitir que empresas e entidades “adotem” uma praça ou um parque. A intenção é que a iniciativa privada se responsabilize pela conservação destas áreas, em troca da exposição da marca.

Por falar em iniciativa privada, há o debate de fazer uma concessão dos cemitérios públicos para quem se interessar em explorar este serviço. Me falaram que não haveria prejuízo para a população. Permaneceria o serviço gratuito para as famílias mais pobres e as taxas atuais seriam mantidas numa eventual transição.

Apesar de não confirmarem essas informações de forma oficial, há uma clara intenção de trazer um novo modelo para otimizar recursos. “gastar dinheiro onde temos que gastar”, é uma frase boa para sintetizar este momento, tirada do Marcelo Schrubbe, secretário que não disse “nem sim nem não” as minhas especulações.

Outras ações devem ser anunciadas.

Interessante uma coisa.

Schrubbe é um novo governo no mesmo governo. Explico. Quando ouço algumas entrevistas de pessoas ligadas a Prefeitura, sobre a secretaria de Serviços Urbanos , hoje Conservação e Manutenção Urbana, parece o trabalho foi mal feito, pelo ex-secretário Rafael Jansen.

“Novo modelo”, “temos que organizar”, “reestruturar” foram palavras que ouvi referente a transição desta secretaria.

Foto: Câmara Blumenau

3 Comentário

  1. E quem já efetua a limpeza defronte sua residência ( Rua) , ganha algum desconto no IPTU ?

  2. Mas o passeio não é público…porque cobrar do proprietário??? Ou seja, de novo quem tem de pagar é o CIDADÃO, continuam, esta administração, Impondo cobranças de serviços que é SUA responsabilidade.. enquanto cuidam de 2018 mas especificamente outubro…..

  3. Roçar nada, o pessoal vai passar Rondap, a natureza perde, porque isso vai pelo ar e atinge a fauna. E não diz que não da pra comprar veneno que ta cheio de vendedor clandestino.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*