O Porto de Itajaí voltou ao centro das discussões estratégicas do comércio exterior brasileiro. Durante a reunião do Conselho Deliberativo da ApexBrasil, realizada nesta quinta-feira (27) em Brasília, o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, apresentou os avanços operacionais e financeiros do porto e reforçou o papel de Santa Catarina na expansão das exportações nacionais.
O convite partiu do presidente do Sebrae, Décio Lima, e o encontro foi coordenado pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, pelo secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, e contou com a presença do chefe de gabinete do Porto, Artur Antunes.
Santa Catarina está entre os estados mais beneficiados, especialmente nos setores de proteína animal, agronegócio, indústria metalmecânica e produtos de alto valor agregado.
Nesse cenário, o Porto de Itajaí se consolida como porta de saída estratégica da produção catarinense para o mundo.
O superintendente João Paulo destacou a virada vivida pelo porto público:
“Vivemos uma retomada histórica. O Porto de Itajaí voltou a crescer, voltou a faturar e voltou a atuar como protagonista no comércio exterior brasileiro. Com 12,8 milhões de toneladas movimentadas no Complexo em 2025, sendo 500 mil toneladas só no Porto de Itajaí em outubro, estamos preparados para aproveitar as oportunidades que vêm com o crescimento logístico da Região Sul e a abertura de novos mercados.”
Ele reforçou ainda que a estabilidade institucional e a regularidade operacional são hoje os pilares que sustentam a nova fase do Porto de Itajaí.
Dados do Governo Federal mostram que os portos públicos da Região Sul — com destaque para o Porto de Itajaí — registraram crescimento de 14% na movimentação de cargas no terceiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior.





Falar até papagaio fala, provem o que dizem .