PL de Blumenau tem espaço para eleger três deputados estaduais? E a cidade, quantos?

Fotos: reprodução

Com a confirmação da filiação do deputado estadual Marcos da Rosa no PL, ele, que se elegeu em 2022 pelo União Brasil, o partido terá três candidatos de peso com base eleitoral em Blumenau. O próprio Marcos, o também deputado Ivan Naatz e o ex-prefeito, hoje secretário de estado de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

Haverá votos para garantir a eleição dos três? Esta é a pergunta que fica no ar.

O PL fez na eleição passada 10 deputados estaduais, de um total de 40. É provável que aumente este número, até pela ofensiva do governador Jorginho Mello, presidente estadual do 22, em nomes importantes de outra legenda.

Em 2022, Blumenau elegeu quatro com domicílio eleitoral na cidade, apenas um então no PL, Ivan Naatz, que obteve 45.304 votos no total, sendo o quinto mais votado do 22.

A cidade é o terceiro maior colégio eleitoral de Santa Catarina, ficando atrás apenas de Joinville e Florianópolis. Há quatro anos, foram pouco mais de 190 mil votos válidos aqui.

Entre os mais votados em Blumenau em 2022, a lista tem Egidio Ferrari, então no PTB, com 22.806.  Ele está fora da disputa. Naatz fez 20.786, Napoleão Bernardes (PSD) 18.250, Ana Campagnolo (PL) 11.553, Egídio Beckhauser (Republicanos) com 10.587 e Marcos da Rosa com 9.466. Entre os seis mais votados, uma candidata de fora, Campagnolo.

Pelos cálculos do Informe, 18 candidatos – podemos errar um ou outro – com domicílio eleitoral concorreram no último pleito, muitos com votação insignificante.

É neste contexto que o PL de Blumenau apresenta três candidatos fortes, dois candidatos à reeleição e um ex-prefeito, hoje secretário com grande visibilidade. Fora os candidatos de outros partidos com base na cidade, como o próprio Napoleão Bernardes, o promotor público aposentado Odair Tramontin (Novo) e muitos vereadores, que tendem a beliscar votos.

É muito candidato disputando o mesmo eleitor.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*