Penitenciária Industrial de Blumenau é inaugurada

Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau
Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau
Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau

Pra quem não acreditou que seria possível construir a nova penitenciária de Blumenau em um ano, teve que morder a língua nesta quarta-feira. Com um investimento de 36 milhões de reais, a unidade de Blumenau foi oficialmente inaugurada e contou com a presença de autoridades, empresários, representantes de entidades de classe e dos 90 agentes prisionais que trabalharão provisoriamente na unidade até que um novo concurso seja feito.

Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau
Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau

Durante o discurso a Secretária de Justiça e Cidadania, Ada Faraco Deluca, destacou que os novos agentes “são a segurança de um município, estado e quem sabe até de uma nação”. Enfatizou ainda que a unidade prioriza o uso da mão de obra dos detentos para o trabalho e disse que isso “espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio”. O Governador Raimundo Colombo enfatizou que cerca de 70 convênios de trabalho já foram firmados, e que os apenados terão após soltos mais um ano de trabalho assegurado. Colombo agradeceu ainda a parceria com o Prefeito Napoleão Bernardes que recebeu a unidade em Blumenau e facilitou todo o processo de construção.

A Penitenciária Industrial de Blumenau terá capacidade para 599 apenados, em uma construção de 8,6 mil metros quadrados que inclui espaços de saúde, educação e áreas para instalação de empresas, vivência, banho de sol, visitas, atendimentos com advogados, além da estrutura administrativa. Para Marco Caldeira, supervisor do Presídio Regional de Blumenau, a mudança não para por aí. Ele comentou também sobre quando os primeiros detentos devem ser transferidos:

Todo o espaço foi pensado para que os agentes prisionais não tenham contato com os detentos. As aberturas e trancamentos de selas são feitos por um nível acima do espaço onde ficam os presos. As descargas dos banheiros também, contam com um cordão de poucos centímetros e a caixa de água fica acima das celas. Após o ato solene de inauguração, a unidade foi aberta para visitação:

Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau
Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau

Veja outras fotos das instalações da Penitenciária Industrial de Blumenau:

Será inaugurada em instantes a Penitenciária Industrial de Blumenau com capacidade para 599 apenados. O Informe Blumenau…

Publicado por Informe Blumenau em Quarta, 27 de janeiro de 2016

COMPLEXO PENITENCIÁRIO

A obra ainda não terminou. Até 2018 serão construídos ainda o presídio com 352 vagas, para pessoas que aguardam julgamento e 240 vagas para o regime semiaberto. Apenas com a conclusão de todo o complexo que o Presídio de Blumenau, localizado na rua General Osório, será desativado.

1 Comentário

  1. Tem ate 03 salas para vistas intimas , não demora para colocarem cinema , sauna, piscina…. Visita intima para presidiario é algo inaceitável. Errou, cumpra a sua pena , mordomia é para pai de familia que trabalha para o
    sustento de seus filhos .

Deixe uma resposta