Partido Novo lança candidato à presidência da Câmara

Os oito deputados eleitos pelo partido Novo decidiram lançar candidatura própria para concorrer à Presidência da Câmara dos Deputados. O anúncio oficial foi feito na noite desta segunda-feira (21), em transmissão ao vivo nas redes sociais, quando ocorreu a apresentação do deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Marcel van Hattem.

A decisão segue a linha ideológica do partido de ser independente e desvinculado da velha política. A sigla, no entanto, deve ficar isolada na disputa.

Uma das bandeiras que o Novo deverá empunhar é a da reforma da Previdência, considerada fundamental pelo governo de Jair Bolsonaro.

“Tivemos tempo para ouvir e debater todas as propostas que foram apresentadas até agora, por isso essa candidatura é tão importante. Ela representa um projeto da nova política e da mudança”, afirmou Van Hattem na transmissão.

O presidente deverá encaminhar a proposta para o Congresso logo no início dos trabalhos legislativos, que serão retomados em 1º de fevereiro. A expectativa do governo é de que a reforma tenha sua votação concluída na Câmara e no Senado até o fim do primeiro semestre.

Mas assim como Kim Kataguiri (DEM-SP), Marcel van Hattem não tem 35 anos de idade, o que pode complicar sua candidatura.

A Constituição Federal exige que o chefe do Executivo tenha ao menos 35 anos, mas não faz a mesma exigência aos deputados federais, que podem ser eleitos a partir dos 21 anos de idade. O líder do MBL (Movimento Brasil Livre) completa 23 anos no próximo dia 28 e Van Hattem tem 33 anos.

Com informações: Estadão Conteúdo

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta