“Palhaçaria e comicidade” é o tema do 5º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau

Imagem: divulgação

O 5º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau será realizado de 16 a 18 de setembro, na Sala Nobre do Teatro Carlos Gomes. O evento acontece paralelamente ao 25º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib), realizado entre os dias 15 e 22 de setembro. O tema deste ano é “Palhaçaria e Comicidade”, abordando o universo do palhaço, a comédia e a arte circense. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

O 5º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens traz uma importante pergunta para nortear os debates: como a comicidade responde e consolida-se como instrumento para criações dramatúrgicas? Segundo a coordenadora do evento, Maria Teresinha Heimann, o objetivo é destacar o diálogo e o riso como recursos para potencializar encontros baseados na alegria e na humanização. “Ao visualizar uma figura de nariz vermelho, sapatos grandes e roupas coloridas, muitos acreditam que estão diante de um palhaço. Entretanto, o referido personagem não se caracteriza somente pela indumentária, mas sobretudo, por assumir-se ridículo e criar a partir disso”, explica Teresinha.

Para as palestras foram convidados profissionais e atores com atuação nacionalmente reconhecida sobre o tema. No dia 16, a palestra é com o ator Luiz Carlos Vasconcelos, que dá vida ao Palhaço Xuxu, em João Pessoa/PB. O tema que Vasconcelos vai abordar é “O Clown de Cada Um Conformado”. Já no dia 17, a apresentação é do professor Dr. Walter de Sousa Júnior, falando sobre “O Palco e o Picadeiro”. Especialista na área de Comunicação, Walter aborda ainda temas contemporâneos como liberdade de expressão, identidade, mediação e censura. A palestra “A Arte da Palhaçaria”, com Álvaro Assad, encerra o seminário no dia 18. Assad é conhecido por sua recente atuação na série infantil “Turma da Mônica” interpretando Jarbas, o leal mordomo de Carminha Frufru. A Cia de Teatro da qual Assad faz parte, desenvolve sua pesquisa artística baseada nas características: Teatro-Mímica-Humor.

O seminário terá ainda grandes nomes na coordenação das palestras, como o diretor, cenógrafo e figurinista, Osvaldo Gabrieli, o professor atuante nas áreas de artes cênicas, dramaturgia, cultura e literatura brasileira, Dr. Antônio Lauro de Oliveira Góes, e o diretor teatral, bonequeiro e pesquisador na área de teatro, professor Dr. Valmor Nini Beltrame. Segundo os organizadores, o tema pretende dialogar com os participantes, artistas e apreciadores da arte do palhaço, sobre sua história, seus fazeres e olhares, e sobre o riso. A Palhaçaria criada e vivenciada por mulheres e suas relações com pensamentos, atitudes e ideias também será tema de discussão.

O encontro será aberto ao público em geral, de forma presencial e online, no canal do Inarti no YouTube, ampliando a participação dos interessados que poderão interagir com os palestrantes. Os inscritos receberão certificado de participação. As inscrições podem ser feitas na página inarti.org.br.

Fonte: Inarti

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*