Movimento FURB Federal divulga carta aberta aos trabalhadores e trabalhadoras da região

Foto: divulgação

O Movimento FURB Federal divulgou carta aos trabalhadores e trabalhadoras da região sobre a federalização da FURB. Confira na íntegra:

Expansão do ensino superior gratuito no Vale do Itajaí requer a criação de uma nova universidade federal que inclua a FURB e o campus da UFSC em Blumenau

O ensino superior gratuito é um sonho antigo de trabalhadores e trabalhadoras da região, e consequentemente, de suas famílias. A Universidade Regional de Blumenau (FURB) resulta dessa mobilização, com a sua criação em 1964 decorrente de reivindicações coletivas. Embora seja uma instituição pública, a FURB não consegue ofertar vagas gratuitas, por falta de financiamento governamental. Por isso, a luta em torno da federalização da FURB é histórica. Em 2013, o engajamento em torno dessa reivindicação gerou a criação de um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau. Prestes a completar dez anos, o campus prepara agora a sua ampliação. A expansão do ensino superior gratuito no Vale do Itajaí exige a criação de uma nova universidade federal que contemple a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Acreditamos que somente desta maneira seja possível proporcionar a perspectiva de que trabalhadores e trabalhadoras tenham de fato uma alternativa para o ensino superior público, gratuito e de qualidade na região. Por meio da união FURB + UFSC Blumenau, renovamos as esperanças de que as duas instituições juntas, possam unir esforços pela construção de uma única Universidade, a Universidade Federal do Vale do Itajaí. Somente essa união pode gerar a criação de uma grande universidade, pública, gratuita e de qualidade, como precisa e merece há tanto tempo a nossa população regional.

Criada em 1964, a FURB é a universidade mais antiga do interior de Santa Catarina. Nos seus quase 60 anos de história, formou mais 60 mil egressos. Com 74 cursos criados (nem todos ativos), 13 mestrados, 4 doutorados, a FURB conta com uma comunidade acadêmica de quase 8 mil alunos, a maioria trabalhadores, por isso a grande oferta de cursos noturnos. Atualmente, mais de 2,5 mil estudantes dependem de bolsa para se manter na universidade. A instituição se consolida pela pesquisa, ensino extensão e dispõe de uma infraestrutura de 310 laboratórios e mais de 200 salas de aula, podendo atender de forma imediata a 15 mil vagas em todas as áreas.
Presente em todas as áreas de conhecimento, a FURB se mostra com uma estrutura completa, o que garante uma expansão de vagas de ensino superior com rapidez e amplitude.

A luta em prol da federalização da FURB é um movimento que remete a pelo menos desde 2002. Em 2008, um plebiscito e abaixo-assinados foram organizados expressando a vontade popular da região em torno do tema. Qualquer aumento de vagas públicas no ensino superior da região que não envolva a FURB impactará profundamente a FURB e os servidores que estão sob este regime previdenciário. Por isso, estamos certos de que só há um caminho: a parceria entre FURB e campus da UFSC em Blumenau para fortalecer a criação de uma universidade pública, gratuita e de qualidade no Vale do Itajaí. Junte-se à nossa luta!

Movimento FURB FEDERAL

Movimento social comunitário a favor da criação de uma universidade pública e gratuita no Vale do Itajaí através da federalização da FURB + parceria campus UFSC Blumenau.

1 Comentário

1. Insistem em tirar o nome de Blumenau da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Só querem o status da universidade esquecendo da história da FURB. Não é Vale é Blumenau e isso precisa ser respeitado. Universidade do Vale do Itajaí já tem nome e fica em ITajai. Por favor! Respeitem a história construída a duras penas pela cidade.