Os favoritos para a liderança do Governo Mário na Câmara de Blumenau

Fotos: reprodução

A preferência do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) é a manter Alexandre Matias (PSDB) como líder do Governo neste começo da nova Legislatura, mas tudo indica que o tucano não quer permanecer, ele que ocupou esta vaga nos quatro anos do mandato passado, um ano e quatro meses de Napoleão Bernardes e dois anos oito meses de Hildebrandt.

Errata: No primeiro ano do governo Napoleão, o líder foi Sylvio Zimmermann, também do PSDB. 

Conversei com ele recentemente, quando ainda ventilava a possibilidade de ser secretário. Disse que entendia ser importante a mudança na liderança, em especial, pelo desgaste natural de ficar quatro anos nesta função.

Caso Alexandre Matias realmente não fique com a vaga, o ex-presidente da Câmara Marcelo Lanzarin (Podemos) é o nome mais cotado, pela proximidade com o prefeito e com o Governo, além do bom conhecimento da administração municipal e do trabalho legislativo.

Outros dois vereadores, também experientes, se enquadram no mesmo perfil de Lanzarin, e podem ocupar o posto que é uma indicação do prefeito. São Jovino Cardoso Neto (SD) e Marcos da Rosa (DEM), ambos com bastante experiência também.

Mas aposta mais forte seria Marcelo Lanzarin.

A liderança de Governo é uma função desgastante, pois é preciso defender a administração no parlamento, onde as críticas são inevitáveis. Por outro lado, o líder passa a ter informações privilegiadas de ações da Prefeitura e trânsito fácil em todas secretarias, facilitando o atendimento das demandas dos eleitores.

 

1 Comentário

Deixe uma resposta