Opinião: um dois de novembro diferente

Foto: Sérgio Lima/Reprodução

Hoje é dia da saudade. Rememoramos aqueles que amamos mas que já não estão entre nós. A morte tem diferentes compreensões em diferentes culturas e compreensões religiosas. No geral, todas encaram momentos como esse de forma solene. A forma como você percebe o “Dias das Almas” também transforma-se conforme a idade. Não nascemos com saudade, ela aparece ao longo da vida. A morte e a ideia de finitude não combinam com os jovens, eles são eternos, depois, conforme os anos vão passando, você percebe que a morte existe. Saudade deixa de ser apenas uma palavra no vocabulário e ganha rosto e nomes. 

Em 2020 porém, o dois de novembro é diferente.

 Nesses dias de peste e de escuridão, em que o luto tornou-se cotidiano, as pessoas chocam-se com morte de uma personalidade de rosto desconhecido, mas naturalizam que o vírus continua matando gente que como morrem como moscas. No ano corrente a morbidez tornou-se forma de governar e fazer política. Ganhou até conceito sociológico, necropolitica. O dias das almas deste ano não deve ser apenas um dia de trazermos a memória apenas nossos familiares e amigos que já não estão mais entre nós. 

Devemos trazer na memória os mortos pelo vírus que atinge a todos. Até ontem foram mais de 160 mil mortos em todo o país. Só aqui na aldeia do Dr. Blumenau foram 161 óbitos decorrentes da doença. Eram pais, mães, avós, tios, amigos, amantes que foram levados por esse inimigo invisível. Um vírus por si já é terrível, traiçoeiro, impiedoso, e conta com o auxílio da crueldade de alguns políticos. Esses, atuam como algozes que menosprezam a doença, relativizam impacto e a própria morte. 

2 Comentário

  1. Discordo caro Josué. Toda essa hecatombe mundial tem um culpado sim!
    Foi o golpe infame dos chineses! criaram a peste e já possuem o antídoto (se realmente só morreu 4 mil lá!). Agora vendem vacinas, insumos e aparelhos respiratórios. Engraçado que na China tem até evento lotado pra jovens, tudo funcionando normal e único com PIB positivo! E os líderes ocidentais mostrando toda sua burrice com os fracassados lockdown!
    Por ex. os maiores números de morte percapita no mundo é o Peru com a quarentena mais restrita do mundo (ou seja lockdown é fake!) seguido da Belgica e Bolivia. A Argentina esquerdista, sete meses fechada e agora contaminações, mortes explodindo com economia arrasada! Já o Brasil tem um dos maiores indices de curados!

    Brasil virou um grande fazendão e laboratorio de cobaias da ditadura marxista chinesa. Deveriam dar de graça junto com sua irmã oms a vacina(sic) ao invés de cobrar e enviar sementes venenosas ao Brasil. A causadora de todas essas mortes e sofrimentos no mundo. Por mais que a Medicina tenha evoluído, o fator “tempo” não pode ser ignorado em um processo de confiabilidade como estão fazendo com o gado cego manipulado aqui. Está muito óbvio que as empresas farmacêuticas, laboratórios, querem ganhar dinheiro com base na desgraça perpetrada pelos comunistas marxistas chineses.

    Mas o gado agora acredita em qualquer informação passada pela China…vamos tranquilos. Lá tem liberdade e transparência em tudo né! Que os políticos, juristas, militares que são os representantes do povo, se vacinem antes de toda a população e esperem uns dois anos pra ver os efeitos colaterais! como é o PROTOCOLO OFICIAL PARA VACINAS.

  2. Josué sempre sensível … com o passar do tempo, idade, a morte toma outro sentido em nossas vidas! Em minha vida, com minhas crenças, sentido de eternidade! Todos os meus que partiram são, hoje, mais eternos do que eram em vida. Então, o que é a vida?

Deixe uma resposta