Opinião: ser branco não é xingamento

Imagem: reprodução

Novembro, mês em que ativistas Negras e Negros tem que se multiplicar pra falar da Consciência Negra.

Consciência…(?)

Mas quero tratar com você que está lendo e é uma pessoa que não tem a pele escura. Já pensou porque nós, Pretas e Pretos, precisamos comemorar essa conquista, sempre que um de nós chega na Câmara de Vereadores, Prefeitura ou algum posto que historicamente sempre foi ocupado por pessoas brancas?

Porque são muito poucos os que conseguem chegar a este grau de sucesso. Porque na história moderna, foi o povo que durante séculos (e até hoje) tinham valor pela quantidade de dentes na boca.

Sim, os tempos são outros, mas o Racismo, um crime que surgiu por conta da estrutura criada a partir de um sistema escravocrata a mais de 486 anos atrás, perdura até hoje.

Então, quando comemoramos a vitória de Negras e Negros, alçados a lugares que “naturalmente” sempre foi ocupados por pessoas brancas é (e ainda será por um tempo) muito comemorado e destacado pela imprensa.

Viva as Negras e Negros desse País! Viva as pessoas não negras que entenderam esse texto. Viva a Consciência.

4 Comentário

  1. Viva o ser humano …Independente da cor da pele .

    Viva quem não entendeu este texto , pois ninguém é obrigado a entender , desejar viva somente para quem entendeu o texto , é uma forma de racismo .

    Só lembrando : Pelé é negro …milhões de pessoas são negras e alcançaram o sucesso nas suas profissões . O racismo muitas vezes esta na Arara , que tem lindas cores , mas tem inveja do Pardal .

  2. “desejar viva somente para quem entendeu o texto é uma forma de racismo”, meu Deus! Nem sei com reagir à um comentário tão desinformativo e prejudicial.
    É o tipo de pessoa que ignorou todos os argumentos do texto porque não está aqui para se informar, aprender e/ou repensar algo. É o tipo de pessoa que está aqui apenas para repetir o mesmo discurso falso e cheio de más intenções que sempre ouviu.

  3. Sou branco , tenho amigos brancos e negros, sempre combati o racismo , pois não existe raça melhor ou pior que outra ,apenas não sou demagogo .

  4. O dia da consciência negra é ridículo, uma verdadeira afronta, preconceito, discriminação e desprezo aos negros. Então só nesse dia devo respeita-los, considera-los?
    Acaso há dia da consciência branca ou judaica ou islâmica ou outros…🤦
    Ora TODOS são iguais na humanidade e Deus não faz acepção de pessoas. Simples! Esse dia rebaixa os negros!🙁

Deixe uma resposta