Opinião: o universo do café em Blumenau

Foto: reprodução internet

Por Patrícia Gonçalves – barista e sócia do Soul Cafés & Companhias

Se tem uma coisa que blumenauense aprecia é uma boa bebida. Esse movimento de beber melhor começou há algum tempo, com as cervejas artesanais. Palco de importantes eventos como o Festival Brasileiro da Cerveja e Oktoberfest, por exemplo, Blumenau é referência neste assunto. Mas, aos poucos, essa cultura de apreciar produtos de qualidade está deixando de ser apenas no copo e indo também para as xícaras.

O fato é que há 10 anos ninguém falava sobre café. As pessoas consumiam as opções de mercado sem questionar sobre sua qualidade ou origem. No paladar dos brasileiros, pouco era explorado do sabor desta bebida – para muitos, não havia sequer diferença entre um tipo ou outro. Mas assim como as loiras e geladas deram lugar a um universo de estilos agora, no café, essa pluralidade está sendo experimentada.

Blumenau vive hoje um boom de cafeterias. São novos estabelecimentos que estão preocupados em oferecer para o público todo o sabor que esta bebida – a mais consumida no Brasil (não alcoólica) – pode trazer. Para dar mais força a esse movimento, a cidade será palco em setembro de uma competição nacional sobre um método específico de extração de café: o aeropress. Profissionais de todo o país se reunirão aqui, na terra da cerveja, para produzir outro item tão (ou mais) apaixonante.

Não faz muito tempo, confesso, que me rendi a esta bebida. E quando experimentei uma xícara com grãos diferentes daqueles tradicionais que encontramos nos mercados, entendi porque tanta gente é fissurada neste líquido. Fiz do café minha vida, meu trabalho. Com isso, meu sócio e eu resolvemos trazer o Campeonato Brasileiro de Aeropress para o Soul, para Blumenau. Para que, assim como eu, cada vez mais pessoas possam se apaixonar por esse universo tão rico de aromas e sabores.

Se prepare para mergulhar nesse mundo fascinante que é o do café. Explore as opções que a cidade tem para te oferecer. Conheça as torras, os grãos, os métodos. Faça uma viagem em cada gole e aguce seu paladar. Eu já peguei a minha xícara. Vem tomar um café comigo?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta