Saúde na Mesa: alimentos leves e refrescantes para o calor

Foto: reprodução

Alimentação saudável é uma boa aliada à saúde nestes dias de calor. E se além de se alimentar bem, os alimentos ainda forem leves e/ou refrescantes?

Segue dicas de alimentos que podem contribuir para isso:

Iogurte

Resfriado e com granola ou frutinhas é recheado de proteína, e está carregado de probióticos, que ajudam a manter a saúde do seu sistema digestivo.

Melancia

Uma fruta de muita importância no verão por seu o alto teor de água e também dá sensação de saciedade por mais tempo.

Pêssego e maçã

Frutas suculentas com alto teor de água e fibras boas para o intestino, além de ser um lanche delicioso e prático para se levar em passeios ao ar livre. Ao comê-las, opte por devorar também a casca. É ali que se encontra a maior parte das vitaminas e nutrientes.

Castanhas, nozes e amêndoas

São práticos e fáceis de carregar e armazenar. Ainda traz benefícios à saúde como a redução do nível de colesterol ruim.

Salmão

Aposte em peixes como o salmão, que são carregados de proteínas e ômega 3. O ômega 3 é um importante aliado do nosso coração e ajuda evitar doenças cardíacas.

Pepino

O pepino super refrescante quando colocado na água. Pode ser ingerido em saladas. Contém uma fibra chamada pectina, que está ligada ao aumento da saúde do coração e à redução do colesterol.

Laranja

Elas contém 80% de água, o que ajuda na hidratação. Tem potássio, que se perde no suor.

Abacate

Geladinho é uma ótima opção de sobremesa, seja in natura ou batido com outras frutas. O abacate conta com gordura saudável que ajuda a manter o nosso coração livre de doenças.

Açaí na tigela

Além de ser delicioso, o açaí possui fibras, proteínas, lipídios, e boas quantidades de vitaminas C, E, B1 e B2. Ferro, cálcio e fósforo também são encontrados e trazem diversos benefícios à saúde, ameniza o calor. Evite misturá-lo com produtos processados.

Água de coco

A água de coco é rica em minerais que auxiliam na hidratação e além de ser saborosa, o líquido que vem dentro dos cocos tem pouquíssimas calorias, baixo teor de sódio, é rico em potássio e contém carboidratos fáceis de ser digeridos em forma de açúcar e eletrólitos.

O ideal é você manter sua alimentação saudável e apostar em receitas que sejam leves, refrescantes e nutritivas.

Abuse dos ingredientes da estação e que aliviam o calor neste verão.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta