Opinião: o desafio de atrair e manter bons talentos

Arte: reprodução internet


Por Marcelo Lima – Diretor de DHO – GOVBR

Blumenau e a região do Vale do Itajaí se tornaram um grande mercado do setor de tecnologia da informação. São centenas de empresas, muitas com destaque nacional.  Atualmente o setor de TI está envolvido em todos os setores, deste o automobilístico, bancário, esporte, entretenimento e até na saúde. Em contrapartida, vivemos um grave problema de falta de mão-de-obra qualificada, sendo este um dos maiores desafios das empresas que ofertam soluções que são lastreadas pela TI/Softwares.

Nós que trabalhamos com o Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) temos o desafio de reter e atrair bons talentos. Na GOVBR implementamos uma série de novidades para motivar, desafiar e acima de tudo, capacitar os nossos colaboradores. Outra estratégia de sucesso nesse processo que adotamos, é inclusão permanente de estagiários e menor-aprendiz que com um programa bem estruturado de acompanhamento, tem proporcionado a formação e consequente contratação depois pela nossa empresa.

Hoje, as pessoas querem ser valorizadas, ouvidas, trabalhar num ambiente de trabalho agradável, inovador, que exista um relacionamento de confiança, e que sejam tratadas com respeito e transparência. Procuramos ajudar as pessoas a descobrir e desenvolver seus talentos e habilidades. Queremos que elas se desafiem constantemente e tenham a possibilidade de gerenciar suas carreiras. Levamos muito a sério isso, com várias iniciativas. Temos um processo de avaliação de desempenho semestral com feedbacks para todos nossos colaboradores. Fazemos uma pesquisa de clima todo ano, na matriz e em todas nossas 22 filiais espalhadas por todo país e, a partir dela criamos planos de ação específicos para cada local, dentro de sua realidade.

Com isso, conseguimos ser mais assertivos em nossas iniciativas. Ações de endomarketing, deixar o ambiente de trabalho mais atrativo, melhoria constante no clima organizacional e implementação de ideias inovadoras saem, em sua maioria desses planos de ação. Todos na organização possuem acesso a todas as informações e controle de indicadores relacionados a Vendas, Faturamento, Metas Crucialmente Importantes e Metas das áreas. Nossa Gestão entende que é importante todos saberem como estamos e o que precisamos fazer caso seja necessário mudar a estratégia.


Mesmo enfrentando a dificuldade da mão de obra nós conseguimos, através dessas políticas implementadas, tornar a nossa empresa um local que valoriza os colaboradores, atrai talentos e retém os que já fazem parte do time. São os jeitos. Esse é o jeito GOVBR de ser!

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta