Opinião: entre Jesus e Papai Noel, o Feliz Natal do Informe Blumenau

Sou um cara Agnóstico.

Agnosticismo é uma doutrina filosófica que declara o absoluto inacessível ao espírito humano ou que considera vã qualquer metafísica e qualquer ideologia religiosa, uma vez que alguns desses preceitos ou ideologias não podem ser comprovados empiricamente.

A diferença para o Ateu é que não nego a existência de Deus, mas entendo que não há elementos para comprovar sua existência, que moldou e ainda molda a sociedade que vivemos.

Eu, particularmente, acredito em Deus e converso com ele através daqueles que podem estar mais próximos dele: minha mãe, meu avô, minha avó, meu pai e minha irmã. Quando quero agradecer, quando quero pedir proteção, é a eles que recorro para chegar a minha mensagem para Deus.

Mas não busco explicação e nem me seduzo pelos cantos da fé de muitas Igrejas.

Sem religião, mas sem negar a importância dela, afinal boa parte do nosso planeta se moldou ao Cristianismo e a Igreja Católica teve papel fundamental na nossa saga através dos séculos.

Portanto, neste Natal, pensando no nascimento de Jesus em tempos que não tínhamos relógios digitais e muito menos cartórios e no Papai Noel que cruza os céus com suas renas e desce pelas chaminés com presentes para todas as criancinhas do mundo, quero de forma pessoal repassar toda energia de bons sentimentos possíveis para quem lê o Informe e nos acompanhou neste post até aqui.

Não me levem a mal, por favor, não estou comparando Jesus Cristo a Papai Noel, longe disso. Mas como agnóstico e uma pessoa que num determinado momento da vida estudou semiótica, percebo neles relação, na construção de símbolos que permeiam boa parte da mente humana, ao longo dos tempos.

O que não diminui, em nada, o espírito de Natal e os sentimentos que ele traz. Os melhores.

Bom Natal a todos!

2 Comentário

  1. Eu entendo que Jesus foi um ser humano que transcendeu e se tornou a maior liderança popular de todos os tempos ao desafiar o império romano.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*