Opinião | É como fazer amor em cada uma das curvas da cidade

Foto: reprodução

O amor desafia tudo. A lógica mandaria levar, para esquentar os lençóis, os desafios mais fáceis e gostosos de desnudar. Definitivamente não é assim que paixões e relacionamentos funcionam. Permita-me um pouquinho de chantili para aguçar sua imaginação… se você está entre os que acredita que tudo está marcado, do início ao fim, quando nascemos, peço sua ajuda. O destino escolheu que eu viesse ao mundo em uma maternidade de Trombudo Central. Morei e viajei por toda Santa Catarina. Meu coração, porém, encontrou um lar em Blumenau. Mas, às vezes, sinto como se estivesse em um relacionamento um tanto abusivo.

Blumenau é incrível, com sua cultura alemã, arquitetura pitoresca e um mundo inteiro de oportunidades. No entanto, quando penso em como fazer amor com cada uma das curvas desta cidade, é um lembrete de que o relacionamento entre um morador e sua cidade nem sempre é simples. Grande parte da minha renda, por exemplo, vem de visitantes de outras localidades, e minhas criações são mais valorizadas fora dos limites do município.

O relacionamento entre uma cidade e seus munícipes é, de fato, uma jornada complexa. Assim como em qualquer relacionamento humano, há altos e baixos. No caso de Blumenau, essa cidade encantadora, às vezes, parece ser um desafio a ser conquistado. E as dificuldades surgem quando nos deparamos com as questões do dia-a-dia.

É a infraestrutura que precisa de melhorias, os desafios econômicos que afetam nossa qualidade de vida; o descaso com pobres, moradores de rua, cidadãos de outros Estados, e a burocracia que por vezes nos deixam frustrados. Parece que, assim como em um relacionamento, há momentos em que a cidade não nos entende ou não nos dá o apoio que desejamos.

No entanto, é precisamente nessas dificuldades que encontramos oportunidades para crescer e fortalecer nosso amor. Assim como em um relacionamento que passa por desafios, quando superamos esses obstáculos juntos, tudo se torna mais profundo e resiliente. Dizem popularmente que “o calor depois dos desencontros é mais quente”.

Toda esta paixão por Blumenau não é unilateral, mas sim uma troca constante. Às vezes, pode ser difícil, mas é exatamente isso que torna o vínculo com a cidade tão especial. É um lembrete de que, apesar das frustrações – elas existem e sempre existirão – existe muito para descobrir em tudo o que ela tem a oferecer. Um enlace esperançoso e comprometido com o seu crescimento e sucesso.

Parabéns, Blumenau!

Tarciso Souza, jornalista e empresário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*