Opinião | A nova Curt Hering: primeiro fruto do Projeto Centro Vivo

Foto: PMB

Está consagrado no provérbio popular que a palavra convence, mas o exemplo arrasta. A revitalização da Rua Curt Hering, um dos primeiros frutos do Projeto Centro Vivo, vai se reproduzir em muitos ambientes de Blumenau e de outras cidades do estado. Foi concebida com apuro técnico e foco nas pessoas pelo grupo de gestores do Sindilojas, Sinduscone Secovi de Blumenau, em cujos trabalhos tive a grata parceria de Renato Rossmark Schramm, Sérgio Bellicanta e Soraia Vasselai (in memoriam). Mostrou a importância do engajamento e da ação coletiva das instituições, acima de vaidades e interesses.

Dividíamos uma aspiração: a de não perder a beleza, a atratividade turística e o protagonismo econômico da região central da cidade. Tínhamos medo de vê-la abandonada emal frequentada, como em várias outras cidades brasileiras, notadamente as capitais.A partir dessas reflexões, decidimos liderar a criação do Projeto Centro Vivo junto ao escritório de arquitetura Junge Belli. Após um ano inteiro com reuniões mensais de planejamento e negociações, finalizamos o documento e iniciamos as primeiras apresentações em 2017.

O Centro Vivo foi exibido para as autoridades públicas do Executivo e Legislativo, às entidades privadas e de classe e comunitárias. Instalamos painéis e montamos exposições itinerantes em locais de grande fluxo de pessoas, como shoppings, terminais de ônibus, entre outros, para criar sensação de pertencimento e engajamento com o projeto. A proposta era fazer da Curt Hering em via de nível único, valorizando o pedestre e o ciclista, além oferecer a oportunidade para a realização de eventos e a integração dos espaços. Significa que as pessoas, a essência das cidades, tornam a ser senhoras daquela área, em detrimento dos veículos. Agora, com a conclusão da obra pela prefeitura, contemplamos o primeiro fruto do Centro Vivo amadurecido e pronto para ser difundido. O esforço conjunto resultou em um local que, tal como idealizamos, traduz lazer, turismo, comércio, conforto e segurança. Sinto-me realizado pela missão cumprida, mas distante da satisfação, pois tenho diante de mim o desafio de multiplicar esse bom exemplo e ver novos espaços com essas feições – funcionais e, sobretudo, humanas.

1 Comentário

  1. Parabéns a todos os envolvidos , projeto deixou a Curt Hering espetacular .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*