Nova paralisação dos trabalhadores do Transporte Coletivo de Blumenau

Foto: Belmiro Avancini/arquivo

Blumenau teve nesta terça-feira, 19, um segundo protesto promovido pelo sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo em dezembro, com o suspensão da saída das primeiras linhas do período da madrugada. A primeira foi no dia 7 de dezembro. A manifestação impactou na saída dos ônibus entre 3h e 6h.

Ao contrário da primeira paralisação relâmpago, no Terminal do Aterro, esta foi no Terminal da Fonte, mas com repercussão na cidade.

O protesto é uma queda de braço entre sindicato e a Blumob e Prefeitura, que respinga no usuário.

Na primeira paralisação, o estopim seria a demissão de um trabalhador sindicalizado, sem justa causa e nem explicação adequada. O Sindetranscol entende que a motivação foi intimidar a categoria e o sindicato.

Em seguida, a Blumob tentou, na Justiça, uma medida cautelar que impedisse o sindicato e os trabalhadores de protestarem, mas a ação foi negada.

E agora o sindicato diz que a Prefeitura estuda a extinção dos cobradores nos ônibus, a partir de uma entrevista dada a uma rádio pelo prefeito Mário Hildebrandt e o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes.

Em nota oficial, a Prefeitura diz que não concorda com este tipo de protesto e que notificará a empresa pela paralisação. A Blumob foi notificada pelo Município na primeira paralisação e umas processo interno foi aberto e está em trâmite.

Confira a nota da Prefeitura.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), lamenta que novamente, assim como a população, foi pega de surpresa pela paralisação do transporte coletivo na manhã desta terça-feira, dia 19, promovida pelo Sindicato dos Empregados da Empresa Permissionária do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol).

Diante disso, como fiscalizadora do serviço, a SMTT ressalta que vai notificar a empresa pela segunda vez, por conta da paralisação do transporte. De acordo com o contrato, se a empresa infringir as regras contratuais, pode inclusive receber multa. Novamente a Prefeitura de Blumenau destaca que não apoia esse tipo de abordagem que interfere no atendimento de serviços tão importantes para os munícipes quanto o transporte coletivo.

 

1 Comentário

  1. A Blumob possui a concessao do transporte publico , nao e empresa publica . Greve de sindicato para prejudicar o trabalhador .Sindicato apoiado pelos partidos de esquerda que se dizem apoiadores do trabalhador …demagogos e mentirosos .A greve so prejudica o trabalhador . Cade o PT , o PSOL e os outros de esquerda para defender o trabalhador.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*