“Não temos data para o retorno”, diz secretária de Educação de Blumenau sobre atividades presenciais

A verdade é que o retorno das atividades presenciais é uma saia justa que nenhum gestor gostaria de ter pela frente, ainda mais em ano de eleição municipal. Por conta do fim do decreto estadual e do plano de matriz de risco, as Prefeituras tem autonomia para decidir o retorno, a partir de um Plano de Contingência bastante rigoroso com os cuidados.

O retorno, nas condições apresentadas, seria muito gradual na rede pública, faltando menos de 60 dias para o fim do ano letivo. Em Blumenau e outras cidades há um consenso entre os gestores que o retorno é arriscado, levando em conta a questão sanitária

E ainda com o agravante que os números de contaminados com o Coronavírus  voltaram a crescer, foram 141 somente nesta quarta-feira, maior índice dos últimos dias.

A equação não é fácil, pois muitos profissionais da educação estão em grupos de risco e haveria uma sobrecarga ainda maior dos professores, que teriam que dar conta de aulas presenciais e remotas simultaneamente, pois os pais tem o direito de não levar seus filhos para a escola.

Em outras palavras,  foi isso que a secretária de Educação Patrícia Lueders quis dizer na transmissão oficial desta quarta-feira, quando explicou os motivos da Prefeitura ter autorizado apenas o retorno das atividades presenciais para cursos de Jovens e Adultos. Havia uma sinalização que o 9º e o 5º ano também retornariam a partir de segunda-feira, 26.

Repetiu que quem decide é área da saúde, que estão sendo seguidos todos os passos do Plano de Contingência, mas ainda não há data para retorno das aulas presenciais.

Destacou que a rede privada tem liberdade para definir como voltam suas atividades, desde que sigam o Plancom.

Esta é uma das tantas coisas que todo mundo tem razão. Aqueles que defendem o retorno imediato, os que criticavam a possibilidade de volta, todo os pontos de vista são aceitáveis e a decisão não fácil, muito menos simples.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*