Ministro Araújo confirma indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada nos EUA

O ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, confirmou nesta sexta-feira que o governo brasileiro formalizou o primeiro passo para a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), para o comando da embaixada brasileira em Washington, capital dos EUA. Segundo Araújo, o pedido de agrémant – consulta ao governo do país que receberá o indicado – já foi entregue ao governo americano.

No fim do mês passado, Eduardo acompanhou o pai em um encontro privado com o presidente americano, Donald Trump, na Casa Branca, função normalmente desempenhada pelo chanceler brasileiro.

Caso o governo realmente dê prosseguimento ao processo de indicação, Eduardo Bolsonaro terá que ter seu nome aprovado pelo Senado, onde será sabatinado. A aprovação precisa ocorrer primeiramente na Comissão de Relações Exteriores da Casa, que decide sobre sua condução em votação secreta.

Caso passe por essa etapa, o nome de Eduardo irá ao plenário para uma decisão final dos senadores também em votação secreta – é necessária maioria simples para a aprovação. Bolsonaro falou pela primeira vez sobre a possibilidade de indicar o filho para a embaixada brasileira em Washington dias depois de ele completar 35 anos – idade mínima para assumir o cargo. O posto está vago desde o início de abril, quando o chanceler Ernesto Araújo removeu o diplomata Mauro Vilalba do cargo.

A possibilidade de nepotismo na nomeação de Eduardo para a embaixada fez com que Jair Bolsonaro comentasse o assunto em uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Bolsonaro disse que, “se puder dar um filé mignon para o meu filho, eu dou”, em referência à nomeação. Depois argumentou que a escolha visa melhorar a relação com o governo Trump. “Mas não tem nada a ver com filé mignon essa história aí. É, realmente, nós aprofundarmos um relacionamento com um país que é a maior potência econômica e militar do mundo”, completou.

Fonte: UOL

1 Comentário

  1. Acabou a mamata!!!
    kkkkk
    Idiota de quem acreditou.
    Bandidos, legalistas, corruptos e milicianos

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*