Mesa-redonda reflete desafios e história do curso de Jornalismo da FURB

Imagem: divulgação

Uma mesa redonda irá discutir os desafios enfrentados no percurso de 10 anos do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau. Marcado para 6 de março, o encontro ocorre na mesma data em que, no ano de 2014, era realizada a aula inaugural do curso, com a presença do professor Dr. José Marques de Melo, referência nacional nos estudos de comunicação e jornalismo.

O curso de Jornalismo da FURB é o primeiro do Brasil sob as novas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) e sua criação já era aguardada há muitos anos pela comunidade de Blumenau e região. Parte dessa trajetória, de concepção e criação do curso na FURB, foi contada no livro Pioneiros do Jornalismo: o primeiro curso do Brasil sob as novas DCNs, lançado em 2019 pela EdiFURB.

Participarão da mesa redonda do dia 6 de março, a coordenadora-fundadora do curso, professora Dra. Roseméri Laurindo, o então reitor da universidade, professor Dr. João Natel Pollônio Machado e o jornalista, mestre em Jornalismo e ex-professor da instituição, Evandro de Assis. O encontro terá início a partir das 19h30 na sala S-210, no campus 1 da FURB e terá mediação da professora Dra. Clarissa Josgrilberg Pereira.

Programação especial durante todo o ano

As comemorações do aniversário de 10 anos do curso iniciaram no ano passado, em outubro, com um debate entre Sindicato de Jornalistas de Santa Catarina, Associação Catarinense de Imprensa e Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) sobre a importância do diploma no exercício profissional. Ainda em 2023, o curso de Jornalismo da FURB alcançou nota máxima no Enade, em reconhecimento ao nível de excelência dos serviços prestados.

Em fevereiro de 2024, uma oficina gratuita e aberta a comunidade tratou do tema jornalismo e inteligência artificial. Em março, a grande atração programada é a mesa-redonda do próximo dia 6. Ao longo do ano, uma intensa programação será realizada e divulgada previamente através dos canais oficiais do curso no Instagram e Facebook @jornalismofurb.

Fonte: FURB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*