Interação FURB abre com palestra sobre orientação profissional

Imagem: divulgação
Para muitos, a hora de escolher a profissão é um desafio. São diversos cursos à disposição e, junto com isso, o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. Além de pesquisar cursos e instituições de ensino, buscar ajuda profissional é uma boa alternativa. “A orientação profissional é um processo e uma construção. Ela mostra um pouco da pessoa e quais habilidades ou interesses podem ser direcionados para determinadas áreas dentro da universidade”, afirma Diogo Scandolara, psicólogo, consultor empresarial e palestrante, especialista em orientação profissional e atendimento a jovens e adolescentes.
Segundo o psicólogo, os pais podem e devem opinar, mas não impor a profissão de seus filhos. “Vários fatores estão envolvidos nessa escolha. As características individuais, o que pretende conseguir com a carreira, a relação com os pais. Às vezes, eles esperam a continuidade de um negócio ou esperam que o filho seja aquilo que eles não foram. Também, valores e crenças”, explica Scandolara.
Para auxiliar neste processo de escolha profissional, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) oferece à comunidade o Interação FURB, com o objetivo de proporcionar uma imersão no mundo acadêmico e conhecimento sobre as diferentes áreas e cursos oferecidos. Scandolara fará a palestra de abertura do evento, transmitida ao vivo nesta quinta-feira, 23 de setembro, a partir das 19h30, no canal da FURB TV no YouTube.
A palestra marca o início das atividades do evento, que contará com uma programação especial dos cursos, exclusiva para os inscritos no Interação, com lives e vídeos que seguem até o dia 14 de outubro.
Na abertura, Scandolara vai abordar a orientação profissional, a influência dos pais e quais os fatores psicológicos envolvidos nessa decisão. Também vai explicar a diferença entre ser universidade e centro universitário, entre a graduação tradicional e a graduação tecnológica, as formas de ingressar na FURB, entre outros assuntos.
Também será possível tirar dúvidas com o psicólogo, que estará ao vivo à disposição dos inscritos e interessados em obter ajuda para escolher o curso/profissão.
Para fazer a inscrição no Interação FURB basta ser estudante do ensino médio ou da comunidade em geral, fazer o cadastro pelo site furb.br/interacao e acompanhar a programação dos cursos de interesse na área exclusiva do site.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com interacao@furb.br. A palestra com Diogo Scandolara é gratuita e pode ser acessada em youtube.com/furbtv

Fonte: FURB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta