Instagram vai limitar posts sobre produtos para dieta e perda de peso

Foto: reprodução internet

Mesmo que você não siga nenhum influencer, talvez já tenha se deparado com posts promovendo produtos duvidosos para perda de peso, procedimentos estéticos e afins no Instagram. Pois bem, a rede social promete agora limitar o alcance dessas postagens. Em alguns casos, a publicação poderá até ser apagada.

A explicação dada pelo Instagram é a de que a medida visa manter a rede social como “um lugar positivo para todos” e reduzir a pressão que os usuários podem sentir quando acessam determinadas postagens.

No que consiste exatamente essa restrição? Basicamente, o Instagram impedirá que usuários com menos de 18 anos visualizem postagens que promovem produtos relacionados a dieta, perda de peso, cirurgia plástica, procedimentos estéticos e semelhantes.

Essa ocultação de postagens começou nesta quarta-feira, 18, e será válida mesmo quando o produto promovido vier de fabricantes ou lojas renomadas. Por estar em uma fase de transformação corporal, o público jovem é altamente influenciável por essas postagens, o que explica o foco sobre menores de 18 anos.

Mas não termina aí. Se a postagem prometer resultados “milagrosos” a respeito dos assuntos em questão e for acompanhada de incentivos para compra, como links promocionais e cupons de desconto, o Instagram poderá simplesmente apagar a publicação.

Ativistas que lutam conta a indústria do “corpo perfeito” comemoram a decisão. É o caso da atriz britânica Jameela Jamil, que já criticou personalidades famosas como Khloe Kardashian justamente por promoverem produtos dietéticos ou de eficácia questionável nas redes sociais.

Em postagem recente no Instagram sobre o assunto, Jamil elogiou a medida e finalizou a sua mensagem dizendo “essa é uma vitória extraordinária que fará grande diferença; influenciadores precisam ser mais responsáveis”.

Apesar de ter sido anunciada prioritariamente para o Instagram, a nova política também será aplicada ao Facebook.

Fonte: The Guardian e Tecnoblog

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*