Hospital Santa Isabel participa do evento Robô 24h, com transmissão de cirurgias robóticas ao vivo

Foto: Gabriel Silva/Comunicação HSI

O Hospital Santa Isabel (HSI/ Blumenau), que faz parte da Rede Santa Catarina, participa nos dias 29 e 30 de outubro do evento Robô 24h, que irá transmitir ao vivo e online mais de 20 cirurgias robóticas nas áreas de urologia, cirurgia geral e do aparelho digestivo, ginecologia, cirurgia oncológica e torácica. Promovido pelo Instituto Jacques Perissat e pelo Instituto Falke, que é responsável pela capacitação e formação dos médicos em robótica na unidade, o seminário é gratuito e já conta com mais de 2 mil inscritos. A iniciativa conta com o apoio de diversas sociedades médicas de especialidades cirúrgicas.

De acordo com o coordenador do programa de Cirurgia Robótica do HSI, Dr. Pedro Trauczynski, serão transmitidas quatro cirurgias robóticas ao vivo diretamente do hospital, que é o único a contar com essa tecnologia em Santa Catarina e já atendeu pacientes da Região do Vale do Itajaí e de regiões norte, oeste, sul catarinense e Grande Florianópolis. Serão duas cirurgias gerais no dia 29/10, realizadas por ele, e duas na área de urologia, que serão feitas pelos médicos Matheus Paiva, Luciano Praun e Leonardo Ortigara, no dia 30/10.

“Esse é considerado o maior evento de robótica da América Latina e posiciona o Hospital Santa Isabel entre os principais players do país. Serão 24 horas de cirurgias transmitidas ao vivo, com a participação de mais de 10 hospitais. Teremos até um procedimento realizado na Índia. Serão dois canais simultâneos de transmissão, com moderadores, que farão interações ao vivo com os cirurgiões. Esta é uma excelente oportunidade para assistir e debater com grandes nomes da cirurgia robótica do Brasil e do mundo sobre uma das áreas que mais cresce e se desenvolve na medicina”, destaca Trauczynski, que é o coordenador científico do Robô 24h.

Mais informações em ifalke.com/robo24h

Sobre o Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel 

Com mais de 200 procedimentos já realizados, Programa de Cirurgia Robótica completou dois anos em junho de 2021. A unidade de saúde se destaca por ser a única do Estado a contar com essa tecnologia, que permite a realização de procedimentos com movimentos precisos e seguros mesmo nas menores cavidades do corpo humano, garantindo uma cirurgia menos invasiva e com recuperação mais rápida do paciente no pós-operatório.

Blumenau foi a segunda cidade não-capital do Brasil a contar com essa tecnologia e segue ampliando o rol de especialidades e cirurgiões habilitados para operar o robô, que é do modelo Da Vinci Si, um dos mais modernos do mercado. Os procedimentos robóticos mais procurados na unidade são para tratamento de problemas urológicos, ginecológicos e cirurgia geral. Outras especialidades que fazem uso do robô-cirurgião são a cirurgia digestiva, bariátrica, torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, além de hérnias de parede abdominal.

Fonte: Comunicação HSI

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta