Em outubro de 2025, o Informe Blumenau publicou sobre os vereadores que se movimentavam para serem candidatos na eleição deste ano. Naquela oportunidade, eram nove, entre 15 parlamentares.
Faltando menos de um mês para o prazo da oficialização das candidaturas pela convenção partidária, dos nove, cinco seguem com esta intenção.
Para a Câmara dos Deputados, estão colocados o presidente da casa, Aílton de Souza, o Ito (Podemos), Cristiane Loureiro (Podemos) e Egídio Beckauser (Republicanos). Para deputado estadual, estão Jean Volpato (PT) e Bruno Cunha (Cidadania), sendo que Bruno é o único que ainda não anunciou oficialmente sua candidatura, mas deve fazê-lo em breve.
Na postagem do ano passado, estavam colocados para a Câmara Almir Vieira (PP) e Diego Nasato (Novo). Diego só iria se o deputado federal Gilson Marques (Novo) não fosse à reeleição, tentando o Senado, o que não se confirmou. Almir hoje é vereador afastado e a operação policial da qual foi alvo sepultou a possibilidade de ser candidato.
Para a Assembleia Legislativa, Adriano Pereira (PT), suplente de deputado, abriu mão em prol de Jean. E Silmara Miguel (PSD) não confirmou sua candidatura ao perceber que a Igreja Assembleia de Deus, seu principal segmento eleitoral, tem outros candidatos na frente dela para esta disputa.
Bruno Win (Novo) e Flávio Linhares (PL), vereadores de primeiro mandato, priorizam ganhar experiência. Já os experientes Jovino Cardoso Neto (PL) e Alexandre Matias (PSD) sabem que não é o momento deles. E o professor Gilson (União) quer se construir como uma alternativa na eleição para prefeito em 2026.
Na reportagem do ano passado, os dois vereadores do PP eram outros. Além de Almir, afastado, Marcelo Lanzarin voltou a ser secretário de Saúde. Não tinha pretensão eleitoral neste ano.
Rodrigo Marchetti e João Valle, os substitutos, nem esperavam assumir como vereadores, muito menos serem candidatos em 2026.


Seja o primeiro a comentar