Gregório Duvivier é condenado por post contra Luciano Hang

É a diferença entre Liberdade de Expressão e crime. Todo mundo pode falar o que quiser, mas se responsabilizar por isso. A crítica, mesmo quando contundente, alimenta a democracia. Mas ela não pode ser leviana, mentirosa ou induzir a falsa compreensão, assim como incitar palavras de ódio ou ameaças.

Critico muito o empresário Luciano Hang por conta de sua atuação política digital, mas é preciso dar visibilidade para a condenação de um artista que admiro, o Gregório Duvivier, que se passou numa postagem contra o dono da Havan.

Confira:

A juíza Maria Cristina Slaibi, da 3ª Vara Cível do Rio de Janeiro, condenou o ator e comediante Gregório Duvivier a pagar uma indenização de R$ 25 mil por danos morais ao empresário Luciano Hang devido uma postagem feita no Twitter em maio do ano passado.

Na referida postagem,  Duvivier escreveu: “to tisti alguém mata o véio da havan (sic)”. Dois dias depois, Duvivier usou a mesma rede social alegando que não estava desejando a morte do empresário, mas “apenas reproduzindo um meme”. O empresário Luciano Hang processou o comediante.

Em sua decisão, a juíza entendeu que Duvivier excedeu o limite da liberdade de expressão ao utilizar o verbo matar em sua postagem e explicou que a condenação por dano moral tem “caráter repressivo-pedagógico”. A magistrada ordenou ainda que o comediante exclua, em 48 horas, o verbo matar da publicação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*