Governo deve anunciar nos próximos dias liberação do FGTS

Foto: reprodução internet

O governo deve anunciar nesta semana a liberação de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O valor ainda não está fechado, mas a previsão da equipe econômica é que a medida resulte na injeção de R$ 42 bilhões na economia. A liberação valerá para os trabalhadores com contas ativas ou inativas.

A medida é tida como uma forma de estimular o consumo e reativar a economia.

Em 2016, na gestão Michel Temer, o governo também liberou os saques em contas inativas.

Saques

O governo planeja uma liberação proporcional.

A liberação seria de acordo com o saldo nas contas do FGTS de cada trabalhador, dividindo em três faixas:

Quem tem até 5 mil reais – pode sacar 35% do saldo;
Quem tem até 10 mil reais – pode sacar 30% do saldo;
Acima de 50 mil reais – pode sacar 10% do saldo.
Contudo, uma outra faixa, ainda deve ser definida; a que compreende os valores entre 10 mil e 50 mil reais.

Calendário

O dinheiro do FGTS deve ser liberado de acordo com a data de aniversário. Entretanto os trabalhadores que já fizeram aniversário este ano, já poderiam sacar o benefício assim que fosse autorizado.

Saldo

Presencialmente: o trabalhador pode consultar seu extrato do FGTS presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha. Não é possível consultar o extrato do FGTS pelo telefone.

Internet: no site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS. O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.

App: o trabalhador pode consultar o FGTS no celular por meio de aplicativo para smartphones. Ele está disponível para download, de graça (clique aqui), em celulares com qualquer sistema operacional: Android (baixe na Google Play), iOs (baixe na App Store) e Windows (baixe na Windows Store).

Com informações do G1

1 Comentário

  1. Minha conta está inativa,como saber se tenho saldo no FGTS????

Deixe uma resposta