Gaspar: Samae conclui substituição de bomba de captação e ponte Hercílio Deeke está liberada

Foto: Amanda Weber/PMG

Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Gaspar e o Samae realizaram a substituição da bomba flutuante de captação de água da Estação de Tratamento (ETA) I – Centro. O serviço teve início por volta das 7h30, sendo antecipado para não causar mais transtornos na distribuição de água do município.

Na ocasião, a ponte Hercílio Deeke teve o trânsito interrompido para o tráfego devido ao içamento do equipamento por meio de guindaste. A substituição foi realizada no prazo de 2h, sendo que por volta das 9h30, o trânsito já estava liberado. De acordo com equipes do Samae, a distribuição de água será normalizada ao longo do dia.

ETA I – Centro

A ETA I começou a ser construída no início da década de 1970, sendo inaugurada em 8 de novembro de 1972. Atualmente a ETA I é a maior estação de tratamento do Samae, tratando e distribuindo água para cerca de 74% do município. A estação abastece os bairros Centro, Coloninha, Figueira, Gaspar Grande, Gasparinho, Gaspar Mirim, Lagoa, Margem Esquerda, Poço Grande, Santa Terezinha e Sete de Setembro.

Em dezembro 2018, a ETA I recebeu seu maior investimento em reservação de água. Antes da obra, a capacidade de armazenamento da ETA era de 1 milhão de litros. Com o novo reservatório, passou para 2,8 milhões.

Fonte: Comunicação PMG

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta