Começa fiscalização de trânsito por câmeras em Blumenau

A partir desta terça-feira, dois de maio, as câmeras de monitoramento espalhadas por Blumenau servirão também para fiscalizar o trânsito. Agentes da Guarda de Trânsito estarão usando esta ferramenta e poderão emitir multas,  caso constatem que o motorista está cometendo alguma infração.

As câmeras são utilizadas pela Polícia Militar e vinham sendo compartilhadas pela Guarda de Trânsito desde o segundo semestre do ano passado. “O videomonitoramento auxilia para observação de eventuais ocorrências e congestionamentos, facilitando a atuação dos agentes. Agora, o sistema também ajudará na fiscalização. Esperamos com mais esse mecanismo minimizar as imprudências, como, por exemplo, o bloqueio dos cruzamentos, infração recorrente na Rua Sete de Setembro, especialmente nos finais de tarde”, afirma Carlos Lange, presidente do Seterb.

Ao longo do mês de abril, a Prefeitura colocou placas sinalizadoras em diversas vias, principalmente na área central da cidade. O uso das imagens tem respaldo legal, segundo Lange. “A resolução 532/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta a utilização de sistemas de videomonitoramento para a fiscalização de trânsito”, afirma.

Ainda de acordo com Lange, não existe obrigação legal do envio da imagem detectada pelas câmeras ao infrator, nem mesmo a necessidade de um banco de dados para armazenar as imagens. “Como a notificação somente será aplicada se visualizada pelo agente no monitoramento, o agente tem fé pública, o testemunho dele é suficiente, como acontece nas ruas” assegura.

A Prefeitura mandou uma relação das ruas fiscalizadas por videomonitoramento, confira:

Foto: Marcelo Martins/Secom PMB

Rua Sete de Setembro

Rua Amadeu da Luz

Rua Namy Deeke

Alameda Rio Branco

Rua São Paulo

Rua Antônio da Veiga

Rua Bahia

Rua Pomerode

Rua República Argentina

Avenida Brasil

Rua General Osório

Rua Frei Estanislau Schaette

Avenida Presidente Castelo Branco

Rua Padre Landel de Moura

Rua 30 de Agosto

Rua Marechal Rondon

Rua Henrique Weiss

Rua Humberto de Campos

Rua Itajaí

Rua Benjamin Constant

Ponte Eng. Antônio Vitorino Ávila Filho (Ponte dos Arcos)

7 Comentário

  1. O SETERB deveria instalar uma Câmera na rua das Palmeiras , defronte a Câmara
    de vereadores . Basta ficar parado neste semáforo para assistir diversos veiculos que saem do estacionamento do legislativo e utilizam o corredor de onibus para acessar a rua XV de Novembro . Porque nunca vimos um agente de Trânsito
    naquele local com o bloco de multas ?

  2. Também devia ter câmeras para fiscalizar a atuação dos agentes de trânsito, dentro das salas – com áudio, de preferência. Inaceitável que não haja no mínimo registro da imagem da infração. Se não possuem estrutura que não multem. Viva a República das (dos?) Bananas.

  3. Se queremos viver num país civilizado, ajamos civilizadamente!

    É de bom tom tentar coibir tudo aquilo que desrespeite o direito comum, inclusivamente o que anota o Sr. Rubens Serpa.

    A “indústria da transgressão” se combate com a “indústria da multa”.

    A alguém que não tenha entendido as minhas palavras, sugiro que vá dirigir automóvel em Singapura, ou em outro país onde as leis não sejam meras palavras soltas ao vento.

    Alcino Carrancho,

    O Sensato

  4. Tbm concordo. Sem foto é muito fácil multar.
    Não foi com a cara do motorista… Multa.
    Não ganho dá mulher em casa… Multa.
    Levo chifre…. Multa.
    Ai é fácil.

  5. Muito bom isso, bando que não respeita as regras de trânsito tem q ser MULTADO MESMO !
    Aqui na Rua General Osório, tem uma placa bem GRANDE, retorno a 300 mts,
    outra placa GRANDE = PROIBIDO CONVERGIR A DIREITA !
    E OS BABACAS vivem deserespeitando as regras e os demais motoristas.

  6. Concordo com o Sr.Carrancho, no entanto, vale lembrar que não estamos num pais que tenha maturidade para acreditar de olhos fechados na tal fé-pública dos agentes. Portanto, Sr. Pablo, você foi bem direto e objetivo e acabou dizendo tudo.

  7. piada pronta ja procuram motivo para multar imagina multando so pelas camera , se ja nao basta os secadores agora essa .
    Em frente a colegio , hospital , creche porque nao poe lombada fisica ?.resposta: Elas nao geram rendimento a prefeitura e sim custo por isso estao sendo abolidas , arrecadamos muito pouco em imposto para conseguir manter os custos das lombadas e faixas elevadas.
    teremos que implorar peloamordedeus para que algumas senhoras parem de dormir de calça jeans ou florir cabeças , ou alguem pagara o pato.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*