Fiscalização com radares móveis poderão ter placas de sinalização em Blumenau

Foto: Secom/Prefeitura de Blumenau

É o que diz um projeto de lei do vereador Jovino Cardoso Neto (PSD), apresentado na semana passada. De acordo com o texto, os agentes de trânsito deverão colocar a uma distância de 500 metros, uma placa de sinalização indicando que os radares móveis (os famosos secadores) estão sendo utilizados na via.

Ainda de acordo com o projeto, “a inexistência de placas de regulamentação sobre a realização da operação de fiscalização inviabiliza a expedição da notificação de trânsito e a consequente aplicação da multa”.

A proposta foi enviada para parecer jurídico, e depois será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, que vai definir se ela será arquivada, ou se continua tramitando.

Pelo ponto de vista da lei, não seria aprovado por dois motivos. O primeiro é que os vereadores não podem aprovar projetos que gerem despesas ao município, o que é o caso. O segundo é que é de competência do Departamento Nacional de Trânsito e do Congresso Nacional, criar leis regras que regulamentem o trânsito.

Mas, pra agradar os eleitores, o projeto tem chances de seguir e até ser aprovado. Como foi o caso da lei que exige que sejam divulgadas as fotos nas multas aplicadas pelas câmeras de monitoramento.

Você pode dar o seu voto sobre o projeto e conhecer o texto na íntegra no Meu Voto Vale.

4 Comentário

  1. Depois ainda dizem que os portugueses são burros!

    Atenção motorista! Há um radar móvel lá na frente que vai te pegar!

    Pô, Jovininhoooooo! Assim o coitado do guarda não vai parar de bocejar de tédio.

    Tu não tens pena do guarda, Jovininhooooo?

    Pois é, jovininho! O que me dizes se um motorista transgressor em alta velocidade matar um familiar teu?

    Nestes dias me entregaste no chamado “trevo” da Velha um panfleto em que reclamavas da tal da indústria da multa.

    Mas tu sabes, seu hipócrita, que toda a indústria necessita de matéria prima para produzir.

    A matéria prima da indústria da multa é a transgressão, maninhoooo!

    Vai te catar, Jovino!

    Os nossos valorosos guardas de trânsito deveriam ganhar uns dez por cento de comissão em cada multa que te enfiassem goela abaixo, a ti e a todos os transgressores.

    O nosso trânsito iria melhorar na hora!

    Ora, ora, ora!

    Alcino Carrancho

    (O Que Detesta Demagogo)

  2. Outra coisa, Jovinãoãoãoão:

    Se você quiser viver num país civilizado, haja .civilizadamente.

    A velocidade nas cidades civilizadas é 50 Km/h. Ponto final!

    O Caetano Veloso, há muitos anos, fez-nos a seguinte pergunta: Porquê o brasileiro está sempre com pressa? Pressa de quê?

    Essa sua proposta é 100% demagógica. Você sabe o que estou dizendo? Vê no “pai dos burros” o que significa “demagogia” e pára de nos incomodar.

    Alcino Carrancho

    (O Anti-demagogo)

  3. Lembrete:
    A Resolução 396/2011 do CONTRAN dispensa as placas avisando a localização do radar, mas é obrigatório que o equipamento esteja visível e a colocação de placas avisando a velocidade máxima permitida na via urbana.
    O art. 61 do CTB determina que todo condutor deve saber a velocidade adequada a qual dirigir em vias urbanas, estradas e rodovias.
    Porque não há um projeto para lembra e atualizar os condutores sobre a legislação de trânsito ao invés de situações que não visem a segurança no transito e facilite a vide dos maus intencionados.

  4. Acho de deveria ter lombadas eletronicas ou fizicas ,ao em vez de o povo ser estorquidos com agentes de transitos agindo sem bom censo e espreitamente em curvas e locais continuamente .já que nao temos um transito muito organizado e as nossas estradas estao orriveis .

Deixe uma resposta