Facebook prepara rolagem lateral em carrossel para o seu feed

O Facebook conseguiu dominar o formato de stories criado pelo Snapchat, e está cogitando misturá-los aos posts do feed de notícias: o aplicativo para Android esconde um modo em que todas as publicações são exibidas em um carrossel na horizontal. É uma forma de manter os usuários entretidos por mais tempo, e também de ganhar mais espaço para exibir anúncios.

O carrossel de posts e stories foi descoberto por Jane Manchun Wong, especialista em engenharia reversa. Esse recurso está escondido no aplicativo oficial do Facebook para Android, mas não pode ser acessado pelos usuários por enquanto.

Nesse método de navegação, você toca no cabeçalho de um post no feed de notícias, e isso abre uma versão em tela cheia da publicação. Então, é possível acessar o próximo post ou story deslizando para a esquerda. Claro, você também pode se deparar com um anúncio, seja em formato de post ou story.

Mark Zuckerberg prevê que stories vão ultrapassar feeds

Como nota o TechCrunch, o carrossel de stories oferece um estilo de navegação mais simples que o feed de notícias com rolagem vertical, pelo menos para fotos e vídeos, já que os posts sempre aparecem de forma totalmente visível — basta deslizar para o lado, ou mesmo dar um toque na tela.

Além disso, Mark Zuckerberg acredita que o compartilhamento de stories vai ultrapassar o uso de feeds, daí a iniciativa em mudar para outro formato de navegação. Por fim, os stories dão um espaço adicional para mostrar anúncios; o Facebook avisou há algum tempo que o feed de notícias estava chegando a um ponto de saturação.

Claro, qualquer mudança no feed de notícias vai atrair críticas. Em dezembro, o Instagram acabou mudando acidentalmente a navegação no iOS para todos os usuários: os posts passaram a ser exibidos como cards deslizantes, assim como os stories. Os usuários não gostaram e a rede social reverteu a mudança.

Isso não impedirá o Facebook de tentar. A empresa dá sinais de que o feed de notícias deixará de ser sua prioridade, enquanto os stories não param de crescer: são 500 milhões de usuários diários no Instagram Stories, 450 milhões no WhatsApp Status, e 300 milhões nos stories do Facebook e Messenger.

Fonte: TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta