Ex-ministro de Lula e Dilma assume chefia de gabinete de Décio Lima

Foto: Agência Brasil/EBC

Um dos principais nomes do PT nacional assume a chefia de gabinete do deputado federal Décio Lima a partir de 2017.

Ricardo Berzoini já presidiu o Partido dos Trabalhadores e comandou vários ministérios: Previdência Social, Trabalho e Emprego, Relações Institucionais, Comunicação e Secretaria de Governo nas gestões Lula e Dilma.

Foto: Agência Brasil/EBC
Foto: Agência Brasil/EBC

Além do ex-ministro, dois prefeitos que deixam o cargo no dia 31 de dezembro e um  ex-prefeito,  reforçarão o gabinete de Décio Lima: Celso Zuchi, de Gaspar, Sandro Maciel, de Araranguá e Carlito Mers, de Joinville.

“Estamos valorizando uma visão mais estadualizada, reforçando a política. O momento é de criar musculatura, fazer um debate da política”, afirmou Décio Lima, enfatizando que “há uma conjuntura de criminalidade massacrante contra o PT”.

O grande debate hoje é o futuro político do PT  e de boa parte de seus filiados, que inclui ainda outros partidos do campo da “esquerda”.

Como bem diz o deputado, a conjuntura é massacrante, mas criminalidade foi praticada pela cúpula do PT,  com a participação de quase todos os partidos.

Neste contexto absolutamente adverso, é preciso reconstruir, sem ter claro ainda quais serão os desdobramentos da crise institucional provocada pela classe política e empresários graúdos. Não todos, mas representativos.

Sendo assim, o deputado Décio Lima, com forte atuação em Brasília e no PT nacional, transita em algumas frentes.

A principal é a Muda PT, um movimento para reconstruir o partido no estado, observando o calendário interno, que prevê para 31 de janeiro o prazo final da inscrição de chapas para a escolha da Executiva e Diretório.

Neste sentido, ele e outras lideranças articulam um grupo para comandar a sigla em 2017. Citou uns cinco nomes como possíveis para a presidência, ao responder sim, quando questionei se ele poderia ser o presidente do PT catarinense em 2017.

Mas o objetivo é mais amplo.

Décio defende a criação de uma Frente Ampla, uma fusão do PT, PDT e PCdoB, com possibilidade de conversar/atrair o PR e o PRB. “Temos que sair do isolamento, fazer uma agenda conjunta para Santa Catarina (referindo-se ao PDT e PCdoB)”, “criar uma nova simbologia”, “todo o debate está vivo”, “a causa continua”,  foram os argumentos usados pelo deputado federal.

E uma terceira frente para Décio seria a ida para o PDT, bastante especulada recentemente.  Disse-me que sentiria-se  “em um ambiente  muito a confortável” e  “tenho muitos amigos lá”.  Mas também falou que não quer sair do PT, “não é uma questão individual, só mudo de partido se for com todo mundo”, destacando o projeto coletivo.

São três movimentos diferentes, todos de olho no calendário eleitoral e na legislação.

Janeiro tem inscrição de chapa para o PT e no primeiro semestre terá a tal “janela” para troca de partido dos políticos com mandato.

Na legislação, uma das mudanças previstas nas próximas regras eleitorais é a que acaba com coligações nas chapas proporcionais. No cenário atual, diminui bastante as chances dos candidatos dos partidos considerados de esquerda em 2018, caso tenham que disputarem isoladamente.

6 Comentário

  1. Some da minha vista, Décio Lima!

    Desaparece!

    Vai-te embora!

    PDT: não aceite esse elemento. Não se conspurque!

  2. Parabéns deputado pela ótima escolha. Berzoine é um quadro reconhecido internacionalmente pela sua capacidade de gestão e seriedade. Tenho certeza que no seu gabinete irá somar para ajudar o Brasil e Santa Catarina.

  3. Percebe-se que esse Alcino está totalmente por fora do mundo da política. Enquanto Temer congela os investimentos com saúde e educação e a valorização do salário mínimo por 20 anos, acaba com a aposentadoria do povo brasileiro e quer rasgar a CLT. O cara quer criticar o único parlamentar que defende no Estado. Deveria fazer uns cursos de formação cidadã para não passar vergonha na internet.

  4. Olá, Sra. Kika!

    Muito obrigado por ter respondido. Espero aprender muito com a senhora para, assim, ensinar às novas gerações o caminho da ética.

    O PT deveria ser banido da cena política brasileira e a sua sigla extinta por 5 gerações.

    Faz-me rir quando a senhora usa os termos “Um nome desse nível…” Por acaso a senhora sabe o que está dizendo?

    Anote aí:

    O PT destruiu o Brasil!

    Os seus filhos e netos pagarão o pato!

    E viva o Brasil! (sem pt, de preferência)

    (Artigo 5º, inciso 4, CF)

  5. Discutir ideias é muito bom!

    Discutir com petistas é muito mau, mas eu não aprendo, mesmo…

    O Lobão disse um dia que discutir com petistas seria a mesma coisa do que tentar jogar xadrez com um pombo. (veja no Google e divirta-se).

    É mais fácil enganar pessoas do que convencê-las de que foram enganadas (Mark Twain).

  6. Eu sempre digo, o que vem do PT tome cuidado, depois que destruíram o Brasil, tudo o que vem deles é um perigo…
    Esses caras nunca fizeram nada para ninguém a não ser encher os bolsos….
    Quem acredita ainda no PT é porque tem também o rabo preso….

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*