“Estamos bem preparados”, diz presidente do TRE-SC em reunião do Gabinete de Pronta Resposta

Foto: TRE-SC

Representantes das 38 instituições catarinenses que integram o Gabinete de Pronta Resposta (GPR) para as eleições estiveram reunidos nesta quarta-feira, 28, no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A reunião serviu para alinhar os trabalhos antes do primeiro turno no próximo domingo, 2.

“Estamos bem preparados”, afirmou o presidente da Corte, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann.

No encontro, também foram formalizadas as parcerias para o desenvolvimento de ações que visam garantir a segurança e ampliar a transparência das atividades relacionadas ao pleito eleitoral, mesmo diante do histórico tranquilo de eleições catarinenses. Assim, o TRE-SC uniu forças com órgãos de inteligência, segurança, defesa civil e infraestrutura para montar o Gabinete de Pronta Resposta, que funcionará na sede do Tribunal nos dias 2 e 30 de outubro.

“O nome já revela o objetivo: resolver qualquer incidente de forma ágil, congregando todas as instâncias decisórias para termos uma resposta rápida, sempre com o propósito de garantir a normalidade na eleição”, explicou o des. Leopoldo Brüggemann.

O diretor-geral, Gonsalo Ribeiro, informou que serão criados grupos de WhatsApp com os integrantes do GPR para haver troca de informações específicas com cada área de atuação. Esse mecanismo alternativo possibilitará à Justiça Eleitoral compartilhar informações referentes ao dia da eleição.

Dentre as cláusulas pactuadas no Termo de Cooperação com as instituições, está a adoção de ações de prevenção e de enfrentamento de atos de violência político-partidária, inclusive mediante ferramentas de inteligência, voltadas à preservação da liberdade de expressão e de imprensa, da estabilidade social e da normalidade democrática e constitucional.

“Vamos trabalhar juntos para entregar o resultado da melhor maneira possível, com maior confiabilidade possível, isso é o que nós desejamos. Espero que cada um dê o seu melhor para que a gente consiga fazer o que tem que ser feito”, disse o corregedor regional eleitoral, desembargador Alexandre d’Ivanenko.

“Nós temos a mais plena convicção de que vamos ter uma eleição muito tranquila em Santa Catarina”, concluiu o coronel William de Souza, coordenador de operações integradas do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial.

Reunião com forças de segurança

Também na tarde desta quarta, estiveram reunidos dirigentes das Zonas Eleitorais (ZEs) de Florianópolis e representantes das forças de segurança, na sede dos cartórios eleitorais da Capital. O intuito foi sanar dúvidas sobre questões relacionadas à seguridade do pleito, além de discutir formas de como proceder diante de eventuais ocorrências.

“É uma oportunidade para gente alinhar a atuação no dia da eleição, para tirar dúvidas e fazer um acerto geral para que nenhuma intercorrência ocorra”, ressaltou a chefe de cartório da 100ª ZE, Grasiela Gaspar Gonçalves.

Para o comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Alex Sandro Zeferino, garantir a segurança no dia do pleito é fundamental para proporcionar aos eleitores e eleitoras uma votação tranquila. “Estamos trabalhando em conjunto com todos os órgãos, de forma que possamos agir de maneira integral na segurança para garantir a liberdade de que cada um possa exercer o seu direito democrático ao voto”, declarou.

A reunião contou com a presença dos chefes de cartório, juízes e promotores das 12ª, 13ª, e 100ª ZEs, juízes do Ministério Público de Santa Cantarina (MPSC) e representantes das polícias Civil, Militar, Federal e da Guarda Municipal.

Composição

O Gabinete de Pronta Resposta é composto pelas seguintes instituições:

Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC)
Aeronáutica
Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC)
Correios
Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC)
Defensoria Pública da União (DPU-SC)
Defesa Civil do Estado (DC-SC)
Dígitro Tecnologia
Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI)
Guarda Municipal
Intelbras
Interop Informática
Instituto-Geral de Perícias (IGP/SSP)
Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC)
Marinha
Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)
Oi (serviços de telefonia)
Polícia Civil (PCSC)
Polícia Militar (PMSC)
Procuradoria da República em Santa Catarina (MPF-SC)
Reunidas (transportes)
RW3 (tecnologia)
Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC)
Secretaria do Tribunal de Contas da União no Estado (SEC-SC)
Secretaria de Estado da Educação (SED)
Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Superintendência Estadual da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
Superintendência Regional da Polícia Federal (PF-SC)
Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF-SC)
Stark Geradores
Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC)
Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC)
Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC)
Thysenkrupp Elevadores
Vivo (telecomunicações)
14ª Brigada de Infantaria Montada

Fonte: TRE-SC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*