Economia Solidária de Blumenau comemora conquistas

Foto: divulgação
O Centro Público Vitrine da Economia Solidária – Vitrine Ecosolparticipou de forma coletiva da tradicional Feira da Sapatilha”, durante o 38º Festival de Dança de Joinville, evento internacional que aconteceu no período de 05 a 16 de outubro de 2021.
As instituições interessadas em participar deveriam atender os requisitos do edital lançado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE, por intermédio da Coordenação Estadual do Artesanato de Santa Catarina, cujo objetivo era selecionar entidades representativas do artesanato, grupos informais de artesãos e empreendimentos econômicos solidários, com suas respectivas produções, para a divulgação e comercialização de produtos artesanais de Santa Catarina.
Esta participação foi possível graças à Lei Nº 16.010, de 21 de maio de 2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade da destinação de espaço para exposição e comercialização de artesanato catarinense em eventos que recebam apoio financeiro do Governo do Estado de Santa Catarina.
Segundo Heloiza Camillo, Presidente da Associação Vitrine da Ecosol, “sempre foi concedido espaço para artesãos na Feira da Sapatilha, mas é a primeira vez que é destinado um stand específico para a Economia Solidária; esta é uma grande conquista, um marco, e esperamos que seja a primeira de muitas participações.  Com a regulamentação da LEI Nº 16.010/2013, a Economia Solidária terá mais espaços para comercialização e trocas”.
A Professora Raquel Andrade Rebelo – ITCP/FURB – esteve acompanhando a feira e relata: “o mais importante para que o Centro Público, além da comercialização de seus produtos, foi exatamente divulgar para o público visitante a Economia Solidária: vê-los ali unidos, em equipe, explicando por quem esses produtos estão sendo produzidos, como é o trabalho deles dentro do Centro Público, é de grande valor, tanto individualmente como no coletivo”. E acrescenta: “pode-se notar a empatia do público visitante, as pessoas que não conheciam a Economia Solidária gostaram muito dessa dinâmica do grupo, além de terem elogiado muito os produtos e o atendimento.
Outra grande conquista aconteceu no último dia 13, quando ocorreu a eleição para representantes da Sociedade Civil para integrar o Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária – CEAES, Gestão 2021-2023.
O CEAS foi criado em 2009, através da Lei Nº 14.830, de 11 de agosto de 2009 e tem por finalidade “promover a política estadual do artesanato e da economia solidária, fixando diretrizes para o desenvolvimento, à produção, ao aprimoramento da qualidade, à comercialização e à organização do artesão e do artesanato no Estado de Santa Catarina, integrando-a às políticas públicas nacionais, estaduais, regionais e municipais e da cultura da autogestão com vistas ao desenvolvimento econômico sustentável e socialmente humano”. Fazem parte do Conselho 12 representantes governamentais e 12 representantes da Sociedade Civil Organizada.
Com participação de representantes de todo o estado, a ITCP/FURB foi eleita na modalidade “Instituições de Apoio e Fomento da Economia Solidária” e o Centro Público Vitrine da Economia Solidária foi eleito na modalidade “Empreendimentos Econômicos Solidários”.
Fonte: FURB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*