Dicas para quem vai comprar pela internet nesta Black Friday

Todo ano muita gente espera a já tradicional Black Friday para garantir um bom desconto. Mas para quem vai comprar pela internet, o que seria um grande dia de compras pode se tornar uma dor de cabeça. Confira as dicas do Informe TEC para comprar com segurança pela internet e garantir o presente de todo mundo, inclusive o seu:

A página da promoção

A nova legislação, que está em vigor desde 2013, dispõe que a loja on-line informe em local visível o número de CNPJ, endereço físico e número de telefone. A recomendação é que se o site que opera no Brasil não estiver seguindo a lei, a compra deve ser evitada.

É preciso também verificar se o endereço de compra é seguro para transições financeiras. Os sites mais seguros têm o selo de ‘Internet Segura’ ou ‘Site Seguro’. “Geralmente eles têm o ícone do cadeado na barra de endereço/status. Portanto, pesquise sempre a reputação da loja e ouça a opinião de outros usuários sobre a experiência de compra, recomendam os especialistas.

Cuidado com os dados

Qualquer precaução é extremamente necessária, principalmente quando se fala sobre dados pessoais. Não faça compras por Wifi público, certifique-se de que seu computador ou smartphone fez as atualizações recomendadas pelo fabricante, tenha um bom antivírus instalado e não deixe os dados do cartão de crédito salvos nos sites de compras.

Quando a reza é demais…

Desconfie de ofertas muito generosas. Por exemplo, se o produto que você procura tem preço médio de R$ 5 mil, não há como, o mesmo artigo, com a mesma qualidade, ser vendido por R$ 1 mil. Olho nas ofertas e um pé atrás são necessários para não cair em nenhum golpe.

Agilize seu acesso

Procure provedores que ofereçam internet com mais velocidade. Tenha um firewall para evitar risco de invasões. Desconfie de sites muito lentos, porque pode significar que a empresa não tenha a infraestrutura que parece ter.

Site não recomendados

Estar ciente de quais sites não são recomendados pelos consumidores pode evitar dores de cabeça futuras. A lista divulgada pelo Procon/SC é uma boa ferramenta para observar os sites que podem ser uma cilada. Escolha comprar sempre em lojas que tenham boas recomendações. Assim, você terá mais garantias de receber o produto no prazo e em boas condições.

Lista do Procon/SC: https://bit.ly/2Ds82hu
Site do Procon/SC: https://bit.ly/2CZAKTp
Site do Procon Blumenau: https://bit.ly/2R5Iz0f

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*