Dezessete eventos relacionados a tecnologia em Blumenau acontecem em outubro

Foto: divulgação

Outubro é um dos meses mais intensos do ano em Blumenau – e não apenas por conta de uma das maiores Oktoberfest do mundo, que acontece na Capital Brasileira da Cerveja. A Blusoft-Acate, entidade que reúne os protagonistas do mercado de tecnologia na região, realiza a quinta edição da OktoberTech, que tem como principal apoiador a Prefeitura Municipal de Blumenau. A programação dedicada a profissionais, estudantes e empreendedores do setor acontece de 5 a 20 de outubro e reúne atividades realizadas por parceiros, além de trilhas de conhecimento promovidas pela própria entidade.

Em 2022 foram mais de 450 participações nas trilhas de conhecimento e a expectativa é que este ano o número seja ainda maior. A programação completa e todas as informações estão no site.

Programação dedicada a construtoras e desenvolvedores abre o mês

A programação que abre a OktoberTech é a FastBuild Experience, que será nos dias 5 e 6 de outubro. Dedicado aos profissionais de engenharia, arquitetura, indústria da construção e setor imobiliário, o evento tem mais de 30 palestrantes, além de espaço para networking e apresentação de soluções. Mais informações estão no site.

Já nos dias 10 a 12 de outubro acontece a Oktobercloud, que é realizada pela Dati Soluções em TI. São três dias: um com uma programação técnica, e outro com congresso sobre soluções na nuvem. As vagas serão abertas no link.

Oito trilhas gratuitas estão com inscrições abertas 

De 16 a 20 de outubro, oito trilhas de conhecimento são realizadas pela Blusoft-Acate no Centro de Inovação de Blumenau (CIB). Cada uma tem seis palestras com especialistas e toda essa programação é gratuita e inicia às 13h30min. As inscrições estão abertas no link.

Na segunda-feira, 16, começam as trilhas de Ecossistemas e Comunidades, que debate a importância do ambiente propício para a inovação e os seus atores, e De Mulher para Mulher, que trata sobre iniciativas e benefícios da diversidade em empresas de tecnologia.

Já na terça-feira, 17, acontece a trilha dedicada à Gestão de Pessoas, que trata de temas como relação intergeracional no setor de tecnologia e outros desafios da gestão de pessoas. Na quarta-feira (18), as discussões são sobre Tendências do Mercado de Tecnologia para os Próximos 10 anos e uma trilha específica chamada de DevDay, com uma programação técnica dedicada a desenvolvedores.

Na quinta-feira, 19, acontece a trilha Governanças por um Mundo Mais Inovador, que vai tratar desde economia criativa, soluções de robótica e cidades sustentáveis, por exemplo. Na mesma data, também acontece uma programação com o tema Health Tech. Na trilha que vai tratar de saúde, já está confirmada uma palestra com Edgar Morya, gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) do Instituto Santos Dumont (ISD), que vai falar sobre a relação entre máquinas e humanos na neurociência.

Para fechar a programação, na sexta-feira, 20, acontece o Invest Day, que vai abordar quais os tipos de investimentos possíveis para startups.

Para se inscrever em qualquer uma ou todas as trilhas, basta acessar o link.

Palestra nacional e outros encontros acontecem em Blumenau 

A programação ainda terá diversas outras atividades relacionadas ao setor de tecnologia. No dia 17 de outubro acontece uma palestra com Edson Mackeenzy, que é autor do livro O Pitch Perfeito, especialista em investimentos em startups e membro de diversos conselhos consultivos. Os ingressos estão disponíveis no link.

Dois eventos da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) também acontecem na programação da OktoberTech. No dia 17 de outubro os líderes dos polos da entidade se reúnem em Blumenau e no dia 18 as startups selecionadas pelo BRDE Labs Santa Catarina têm um encontro na cidade.

Nos dias 17 e 18 de outubro, o Sebrae/SC realiza a terceira edição do Fórum ELI, que debate os ecossistemas de inovação e o seu impacto para o desenvolvimento local.

A SC Angels promove uma Startup Night no dia 19 de outubro. A associação que reúne investidores catarinenses vai ouvir propostas de novos negócios e painéis para investidores e empreendedores. A programação é gratuita e as inscrições acontecem pelo link.

Ainda no dia 19, acontece a abertura da Hack Week, período em que os estudantes de tecnologia, divididos em equipes, vão pensar em soluções para problemas reais, criando um protótipo e um Mínimo Produto Viável (MVP) da ideia. A programação faz parte da formação dos alunos inscritos no programa.

Já no dia 20 de outubro, às 19h, acontece a palestra Moda: Territórios do Amanhã, com o professor e consultor de pesquisa e criação de moda, Rodrigo Zen. Ela é diretor criativo do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) e vai abordar a coexistência entre tecnologia e a busca por saberes antigos e autorais da indústria mais antiga do mundo. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas através do link.

A Blusoft-Acate é uma entidade sem fins lucrativos, que tem mais de 130 empresas associadas que possibilitam iniciativas para fomento do ecossistema de inovação no Vale do Itajaí. Através de iniciativas que integram também o poder público, a organização atua na formação de profissionais, em ações de integração do setor de tecnologia com outros setores da economia e conexão entre os próprios negócios. Mais informações estão em www.blusoft.org.br.

Fonte: Melz Assessoria

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*