Denúncia de racismo em disputa envolvendo times de base em Blumenau

Arte: Igreja Metodista

O fato será relatado no Futuro do Pretérito do Indicativo, pois é um relato de três adolescentes de 15 anos, respaldo por profissionais que atuam na formação de jovens atletas na rede pública.

É mais uma denúncia de racismo envolvendo torcedores (?) em Blumenau.

O supervisor das categorias de base do Futsal de Araquari, Sanderlei Conceição, fez uma postagem em suas redes sociais, sobre um episódio que teria acontecido na última sexta-feira, numa disputa do estadual Sub 15, no CSU Garcia.

Conversei com ele por telefone. Me disse que não estava lá, mas foi o relato de três atletas, que teria sido repassado para o treinador de Araquari e para o delegado da arbitragem.

Segundo Sanderlei, o jogo estava tenso, pois Araquari estava vencendo ( no final Blumenau saiu vencedora), quando aconteceu um lance que um atleta do norte do estado teria caído num dos cantos da quadra, machucado. Com a demora, um casal (isso ele não tem claro) na arquibancada teria dito. “Levanta macaco”.

Sanderlei, nas redes sociais e para o Informe, fez questão de isentar a APAMA, que executa um trabalho muito bacana em Blumenau. Atribuiu a um pai, mãe ou parente de um dos jogadores, que no calor do jogo teria praticado um ato de racismo.

Um péssimo exemplo dado para a garotada que estava na quadra por quem estava na arquibancada para torcer.

Lamentável.

E o pior que há um ano, em novembro, uma outra denúncia semelhante veio de uma atleta do handebol de Maranhão, que jogava por um equipe paulista contra Blumenau pela Superliga. Lembre aqui. 

 

2 Comentário

  1. Muito fácil um fazer uma denuncia depois da derrota, sem apontar numes e culpados. Se aconteceu, e eu disse “se aconteceu” as atitudes e providências deveriam ser tomadas na hora. Falei com a federação Catarinense, com o delegado da partida e não houve nenhum relato de racismo, Nossa instituição jamais deixaria um ato criminoso como este passar em branco. Até pq seria um desrespeito a dezenas de atletas negros que temos em nossas categorias de base. Considero uma irresponsabilidade de quem está postando um fato sem a menor preocupação com a imagem da instituição. Tomaremos providências.

  2. O time de Blumenau deve, antes de mais nada, perder os pontos e passá-los para a equipe de Araquari. O time é responsável sim, pelas ações da sua torcida, que é bastante conhecida por ser agressiva, racista, e ameaçar atletas e torcedores de outras cidades. O próximo passo é a identificação e punição legal dos pais do atleta que cometeram o crime de racismo no jogo.

Deixe uma resposta