Corpo de Bombeiros Militar de SC comanda simulado integrado no Vale do Itajaí

Foto: divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) coordena simulado integrado entre os dias 6 e 8 de agosto nas cidades de Indaial e Taió, no Vale do Itajaí. A atividade também terá integrantes de duas equipes de forças-tarefa e trará cenários relacionados a tragédias climáticas e ajuda humanitária para a preparação na atuação de ocorrências reais.

As ações integradas envolvem, além do CBMSC, a Secretaria de Estado da Defesa Civil, as defesas civis dos municípios, as polícias Militar e Civil, Samu, Bombeiros Privados de Indaial e o Exército Brasileiro. A atividade está programada para começar na terça-feira, 6 de agosto, porém o treinamento começa neste fim de semana, na sede do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis. Haverá o acionamento das equipes e reuniões entre os envolvidos para afinar a atuação. Antecipadamente, também, será feito, em Taió, na segunda-feira, 5, um simulado de rompimento de barragem.

Para todos os dias de simulação, o CBMSC empregará, além de bombeiros militares, embarcações, aeronave, viaturas específicas para a atividade, além de ferramentas e maquinário.

Ocorrências

Serão realizadas simulações de ocorrências reais e a preparação dos ambientes para cada situação começou duas semanas antes do evento. Algumas ocorrências envolverão a participação de cidadãos da comunidade. As cenas poderão incluir a representação de vítimas fatais, residências com abalo estrutural, além de ambientes alagados.

Fonte: Comunicação Governo SC

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta