Conheça os temas dos carros alegóricos que estarão nos desfiles da 38ª Oktoberfest Blumenau

Imagem: PMB

Novidades para animar o público de mais uma edição da maior festa alemã das Américas. Foram definidos os temas dos carros alegóricos para os desfiles oficiais da 38ª Oktoberfest Blumenau, que ocorrem entre os dias 4 e 22 de outubro. Os projetos foram desenvolvidos e são de responsabilidade da comissão organizadora dos desfiles.

Os desfiles são uma das maiores representações da cultura germânica de Blumenau. “Principalmente com os carros alegóricos, contamos um pouco da história da cidade e da Oktoberfest. A cada elemento estamos evidenciando a nossa tradição para os blumenauenses e visitantes”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

“Os desfiles oficiais sempre são um show à parte, regados a muita cultura e celebração. A Rua 15 de Novembro se transforma nas quartas e nos sábados para receber um pedaço da Oktoberfest Blumenau e os carros com novos temas sempre dão um toque especial para o momento”, afirma o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

A comissão organizadora dos desfiles definiu os modelos para 16 carros, que podem ser conferidos aqui. Entre os destaques, está o carro da Rota da Gastronomia Alemã. A alegoria representa os sete restaurantes participantes da rota, que divulgam as iguarias da culinária alemã, e traz também uma maibaum representando os pratos típicos.

O carro Oktoberfest Sustentável traz a temática de um legado consciente, demonstrando que a maior festa alemã das Américas procura se tornar um evento carbono zero. Isso por meio de ações como o plantio de mudas de árvores nativas, ações para descarte correto e reciclagem durante a festa, bem como no estímulo de meios de transportes limpos ou coletivos.

Um brinde às tradições: Oktoberfest Blumenau, a maior festa alemã das Américas também terá uma representação por meio de um carro alegórico. Inspirado na dança, na música, na gastronomia e no chope, o veículo retrata a alegria de celebrar a cultura germânica nos pavilhões. O Teatro Carlos Gomes também recebe um veículo especial, mostrando um dos pontos turísticos mais belos da cidade e local que representa a história de um povo que leva a sério a cultura e tradições herdadas dos nossos fundadores.

O carro Ponte dos Arcos também está entre os atrativos dos desfiles, representando a ponte que constitui uma importante ligação de Blumenau, entre as ruas Itajaí e República Argentina, e é um dos principais cartões postais da cidade. Outro destaque é a carroça A arte da cerveja, que irá levar para a Rua 15 de Novembro uma antiga maneira de transportar a bebida e também um pouco do processo de fabricação.

Datas

Os desfiles, como de costume, percorrerão a Rua 15 de Novembro por completo, a partir da esquina com a Rua das Palmeiras, até a esquina com a Rua Amadeu da Luz, onde ocorre a dispersão. As datas e horários já estão definidos:

• Dia 4/10/2023 – Quarta-feira, às 19h

• Dia 7/10/2023 – Sábado, às 16h

• Dia 11/10/2023 – Quarta-feira, às 19h30

• Dia 14/10/2023 – Sábado, às 16h

• Dia 18/10/2023 – Quarta-feira, às 19h30

• Dia 21/10/2023 – Sábado, às 16h

Oktoberfest Blumenau

A festa ocorre de 4 a 22 de outubro e os ingressos já podem ser adquiridos pelo site oficial do evento. A Oktoberfest é uma promoção da Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica, e tem a Spaten como cerveja oficial. Conta ainda com os patrocínios de Unifique, Bradesco, Elo, Nacional Gás, Veolia, Pixbet, Tintas Coral, Hering, Intelbras, Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina, Fort Atacadista, Koerich, Hemmer, Stuttgart Porsche, Ventisol, Bem Brasil, Havan, Mercado Pago, Fritz e Frida Alimentos, Tirol, Segala’s Alimentos, Karsten, Unilever Brasil, Ipel, Brimex, Studio Z e Posto Mime. Imply é a tiqueteira oficial e CVC Corp, a operadora de viagens oficial.

Fonte: PMB

1 Comentário

  1. A muito tempo os desfiles da Oktoberfest perderam a tradição . O que mais se vê são geringonças que nada tem a ver com cultura, um monte de geringonças inventadas que jamais existiu na tradição germânica. Talvez com estes carros conseguimos trazer a tradição de volta aos desfiles . Desde que as geringonças não atrapalhem .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*