Comitê catarinense da Alesc apresenta relatório técnico e encaminha plano de ação para garantir segurança nas escolas

Foto: Solon Soares/Agência AL

O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) criado na Assembleia Legislativa promoveu nesta terça-feira, 26, uma reunião para apresentar o relatório final das atividades desenvolvidas pelo grupo, integrado por representantes de mais de 30 entidades, poderes e órgãos públicos. Na ocasião, também foi anunciado que nos próximos meses será divulgado o projeto elaborado com a finalidade de aumentar a segurança nas escolas do estado.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), e a primeira-secretária da Mesa Diretora, deputada Paulinha (Podemos), explicaram os projetos de lei construídos ao longo dos últimos meses.

Na condição de coordenador do Comseg, o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), destacou as diversas reuniões temáticas, audiências públicas e visitas técnicas realizadas pelo comitê, que foi formado no início de maio deste ano e concentrou estudos em três áreas temáticas: estrutura física e humana das escolas; criação de novas normas, manuais e programas; e estímulo ao envolvimento da comunidade escolar.

De acordo com o parlamentar, o projeto, que contém 86 páginas, resume todas as propostas e análises feitas nestes cinco meses de trabalho. “Esse documento, é uma confirmação daquilo que é a interpretação de todos esses entes que participaram deste processo de construção, que não nasce de uma ou duas cabeças pensantes, mas sim de todo grupo, que fez um estudo bem aprofundado, que fez análises na prática, e que vivenciou em algumas regiões aplicações idênticas, com aplicabilidade de normas voltadas a este objetivo.”

“Teremos projetos de lei que vão mudar a forma de educar nossos alunos, de formar os nossos professores, de elaborar as disciplinas escolares, da cultura da paz e até da utilização de equipamentos de segurança”. disse a deputada Paulinha.

Os integrantes do comitê devem avaliar o relatório final para propor as últimas contribuições ao texto e à redação dos projetos de lei. A expectativa é que o plano de ação seja lançado até novembro, envolvendo todos os setores da sociedade, para que comece a ser implementado nas escolas públicas e privadas de Santa Catarina.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*