Comandante dos Bombeiros diz que tempo de atendimento a incêndio na Rua XV foi adequado

Foto: Rogério Pires/CMB

O comandante do 3º Batalhão de Bombeiros de Blumenau, tenente-coronel Mateus Muniz Coradini, esteve na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira, 6, trazendo informações sobre a Central de Atendimentos de Emergência dos Bombeiros e sobre o incêndio registrado em Blumenau no dia 24, na Rua XV de Novembro.

Ele fez um histórico de como funcionavam as centrais e apontou um comparativo, de 2022, 2023 e 2024. E nesta comparação, mostrou que o índice de ligações perdidas e o tempo de resposta foram melhores com a central regionalizada, sempre frisando que sua apresentação é técnica e não tem relação com política.

Ele lembrou que antes cada unidade dos bombeiros recebia ligações da cidade onde estava, depois ficou centralizado nos batalhões e depois na centralização por região, quando foi deslocado para Balneário Camboriú.

Sobre a ocorrência, o comandante disse que, da primeira ligação até a chegada do primeiro caminhão dos bombeiros, demorou nove minutos. A primeira ligação foi recebida às 15h57, a ocorrência gerada às 15h58 e, às 16h06, a primeira unidade estava no local, cerca de 3,5 quilômetros de distância do batalhão localizado em frente ao Terminal Proeb.

O tenente-coronel Coradini disse que entende que para quem está presenciando o incêndio, nove minutos parecem uma eternidade, mas salientou que não houve atraso no atendimento à ocorrência. “Se me perguntarem se houve atraso, eu vou dizer de maneira muito tranquila que não houve. Existe uma margem para melhorar? Sim, acho que podemos melhorar. Mas dizer que o tempo de atendimento foi ruim, de maneira nenhuma. Isso é um tempo muito mais do que razoável tendo em vista todas as circunstâncias envolvidas”, apontou o comandante.

 

2 Comentário

  1. O Comandante deveria convidar alguns vereadores que reclamaram e fizeram moção de repúdio , para conviver no quartel e atender as ocorrências .Quem sabe assim ao invés de moção de repúdio ou falar que houve atraso , passem a entender os protocolos necessários, tempo de deslocamento e tudo que envolve um atendimento.
    Pergunto aos vereadores : Temos hidrantes suficientes nas ruas para que o corpo de bombeiros tenha pelo menos agua para combater incêndios ? Se não , porque não fazem um projeto para readequar esta condição ? O projeto seria bem visto pela comunidade, diferente de moção de repúdio. O recurso que querem gastar no “SESI É NOSSO” com certeza seria suficiente para esta demanda. Prioridade vem antes do que interesses pessoais ou de um grupo ligado ao futebol .

  2. Os políticos deveriam se basear em informações técnicas e não simplesmente no oba oba de quem quer fazer cartaz. A central de atendimento poderia ser na China, se houverem meios de comunicação eficientes, ninguém percebe a diferença. Vamos ver o que os vereadores berrões e o ex-prefeito dos versículos podem fazer de efetivamente prático para ajudar a cidade.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*