Cidades do Vale preparam comemorações para a Semana da Pátria

Foto: reprodução internet

Cidades do Vale do Itajaí preparam comemorações em homenagem à Proclamação da Independência do Brasil, realizada em 7 de setembro de 1822. Em Gaspar, a Prefeitura Municipal realiza entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro.

A largada aconteceu neste sábado, 31, no Bairro Barracão, com desfile cívico realizado pelas quatro instituições de ensino da região. Participaram do evento, os alunos da EEB Marina Leal Vieira, EEB Luiz Franzói, CDI Thereza Beduschi e CDI Prof.ª Mercedes Melato Beduschi.

Durante a semana, os alunos da rede municipal de ensino da cidade participam de ações realizadas nas escolas que vão desde o hasteamento das bandeiras, seguido da execução do hino nacional, municipal e da independência, além de sessões comemorativas. As comemorações alusivas à Semana da Pátria têm como finalidade conscientizar os alunos sobre a importância da pátria e da história do Brasil, estimulando o sentimento de patriotismo e atitudes de respeito com os símbolos nacionais.

No dia 7 de setembro acontece o Desfile da Independência na Rua Cel. Aristiliano Ramos, que começa às 8h30, com participações de instituições de ensino públicas e particulares, instituições e entidades que foram convidadas para participar do evento.

Entre as instituições de ensino estão escolas municipais, estaduais, CDIs, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e universidades. Além delas, a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, estarão presentes no ato cívico.

De acordo com a Diretora de Cultura do município, Neida Beduschi, o tema do desfile desse ano é livre. “Ficou a critério de cada escola definir o assunto que vai abordar nas ornamentações”, explica. Além disso, serão várias apresentações de fanfarras, já que algumas escolas fazem atividades com música.

Devido à obras, o tradicional desfile do dia sete de setembro, terá uma pequena mudança de trajeto, a concentração será em frente Sociedade Cultural Recreativa Alvorada, na Rua Cel. Aristiliano Ramos, no Centro e a dispersão acontece na Rua São Pedro, também no Centro.

Em Timbó

Em Timbó, a abertura da Semana da Pátria acontece amanhã, dia 03, e será realizada em frente à Prefeitura Municipal, às 08h. Haverá apresentações da Banda Municipal Prof. João Muller e da Escola Municipal Nestor Margarida.

No dia 7, acontece o Desfile Cívico, que terá início às 08h30, com um total de 52 instituições participantes.

O desfile começa na Avenida Getúlio Vargas. Após o desfile, o Grupo de Escoteiro de Timbó promove a Churrascada da Independência no Pavilhão Henry Paul, no valor de R$ 28,00.

Em Indaial

Em Indaial, as homenagens começaram no domingo, 1º de setembro, em frente ao Centro Cívico, Prefeitura. Apresentaram-se a Escolinha do Grupo de Treinamento de Sobrevivência na Mata com a canção “Pátria Amada” e a Fanfarra da Escola Básica Municipal Juvenal Carvalho.

Hoje, 02, as homenagens continuaram com apresentações do CEI Monte Verde; da Escola de Educação Básica Professora Attela Jenichen com a apresentação Curió do bico doce, duo de carimbó, dança de roda típica do nordeste do Pará (Região Norte); e da Fanfarra da Escola Básica Municipal Tancredo de Almeida Neves.

As homenagens prosseguem na semana, sempre com início às 08h30. Além das apresentações, há o hasteamento das bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Indaial ao sim do Hino Nacional e do Hino da Independência.

No dia 7 de setembro, as homenagens começam às 8h, em frente ao Centro Cívico, com hasteamento das bandeiras e a promessa do Grupo de Escoteiros. O desfile cívico inicia às 9h, em frente ao Banco Bradesco, e seguirá até o Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters.

Com informações: Comunicação Gaspar, Timbó e Indaial

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta